Motores de integração de dados (MI)

Os motores de integração de dados permitem ligar dados existentes em softwares da sede das empresas directamente aos conteúdos do website, de forma automática. É, portanto, um excelente mecanismo para manter os dados do website perfeitamente actualizados. Poderá ser vital também para, em sentido contrário, actualizar informação do website para o software (por exemplo, inserir novos clientes registados através do website).

Algumas das aplicações para os motores de integração de dados são:

  • Actualização de produtos em loja online, de forma automática;

  • Inserção automática de novas encomendas registadas no website;

  • Disponibilização, em área reservada do website, da conta-corrente, encomendas realizadas ou tabelas de preços de produto por cliente. 

Para o desenvolvimento de (novos) motores de integração de dados, os seguintes pressupostos têm de ser cumpridos:
  • Disponibilização de uma cópia da base de dados existente para o desenvolvimento do motor e testes;

  • O software não poderá ter a base de dados protegida por qualquer mecanismo de palavra-chave não conhecida;

  • Contacto com um responsável técnico ou intermediário com conhecimento, relativamente a alterações / customizações realizadas.

Para a correcta orçamentação de desenvolvimentos à medida no contexto dos motores de integração é sempre necessário:

  • Software House responsável pelo desenvolvimento do produto;

  • Nome e versão do mesmo;

  • Quantas vezes ao dia deverá ser executado;

  • Que campos deverão ser integrados;

  • Em que parte do website vão surgir esses dados? Área reservada, por utilizador, etc..

O motor de integração é uma aplicação instalada na sede da empresa com acesso à base de dados do software em questão. Deverá, igualmente, ter acesso à Internet para a realização da troca de informação. A Plako disponibiliza uma aplicação auto-install e um manual de configuração para a instalação do motor nas instalações do cliente. Para além do exposto, a Plako disponibiliza-se para o apoio e instalação dessa mesma aplicação, sempre que solicitado, não representando nenhum custo para o parceiro desde que o processo de instalação seja realizado de forma remota, isto é, sem necessidade de deslocação à sede. 

Dado que a troca de dados entre o website e a sede é sempre inicializado a partir da sede (e nunca do website), é garantido que:

  • Não existe perda de informação causada por possível falha no acesso à Internet a partir da sede;

  • O sistema não apresenta nenhuma falha de segurança nem necessita de configurações extraordinárias para realizar a comunicação de/para a internet;

O custo associado aos módulos de integração standard disponíveis é constante, independentemente do software (salvo excepções devidamente identificadas).

Um aspecto extremamente importante a reter é que qualquer funcionalidade / campo não apresentado na descrição de cada módulo será alvo de orçamentação à medida.

A Plako conta, neste momento, com várias instalações de motores de integração de dados
oriundos de aplicações de várias empresas, nomeadamente: SAP, Primavera, PHC, Eticadata, SAGE, WinTouch e outros softwares desenvolvidos à medida.





SAP ERP é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) transacional, produto principal da SAP AG, empresa alemã líder no segmento de software corporativo.

A PRIMAVERA Business Software Solutions é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento e comercialização de soluções de gestão e plataformas para integração de processos empresariais num mercado global, disponibilizando soluções para as Pequenas, Médias, Grandes Organizações e Administração Pública. Está presente em Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau, sendo líder de mercado em muitos destes países.



Software de gestão para empresas dos mais variados setores e dimensões.



A eticadata é uma empresa dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de soluções de software profissional de gestão.



O Grupo Sage é líder mundial no desenvolvimento e comercialização de Software de Gestão para Pequenas e Médias Empresas (PME).


A WINTOUCH nasce em 2000, com o objectivo de desenvolver soluções de gestão verticais para as áreas de Restauração e Retalho, aproveitando as oportunidades abertas pela substituição de software despoletadas, quer pelo efeito "ano 2000", quer pela introdução da moeda única.