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Recomendações de segurança no uso do serviço de email |
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Conforme foi-se apertando a malha e os mecanismos de deteção de
SPAM, os emissores destas mensagens viram-se obrigados a encontrar
outras formas de continuar com os envios maciços e, neste momento, é
prática comum (e ilegal) a utilização de contas e servidores de
terceiros, para realizar esses envios.
Duas técnicas utilizadas pelos SPAMMERS para a obtenção de contas de
acesso a servidores de email, sobejamente documentadas na internet,
são:
- Tentativa e erro - É fácil a qualquer técnico,
saber exatamente qual o servidor de email para o qual
determinado domínio está a utilizar para que as respetivas
contas de email estejam a utilizar para realizar o envio de
mensagens. Também é relativamente fácil conhecer as suas contas
de correio eletrónico - não por acesso ao servidor (porque estes
não divulgam essa informação), mas porque os endereços de
correio eletrónico de algumas pessoas já estão em inúmeras
listas espalhadas pelo mundo. Isto acontece por variadas razões,
mas a mais simples é o registo em websites pouco credíveis.
Desta forma, programas automáticos vão tentando um conjunto de
palavras-chave comuns para verificar se o servidor aceita.
- SpyWare, Virus, Worms ou outra qualquer forma de
Malware instalado no computador do cliente (esta tem tido um
crescimento exponencial nos últimos anos);
Desta forma, é fundamental que os clientes criem palavras-chave com
um elevado nível de complexidade. A boa prática determina que uma
palavra-chave com:
- Um, ou mais, números [0-9]
- Uma, ou mais, letras [a-z] com recurso a
minúsculas/maiúsculas;
- Símbolos: #, %, $, _, ., ;, etc...
- Com um tamanho mínimo de 7 dígitos;
São bons exemplos de palavras-chave com elevado número de segurança;
Para compreenderem com
mais facilidade a quantidade de recursos que são dispendidos
atualmente para tentar minimizar o impato do SPAM na internet,
tomemos por exemplo os logs dos servidores de entrada de email
da Plako entre as 18h-19h do dia 27 de Julho de 2012.
Resultados:
- Foram iniciadas novas
69.469 ligações para entregar mensagens;
-
Destas, 66.997
mensagens são automaticamente rejeitadas porque o IP de origem
é um IP dinâmico, ou porque está numa lista negra;
-
Das 2.472 mensagens
que entraram no servidor, 1.103 são marcadas como SPAM e
somente as restantes 1.369 mensagens é que são realmente
válidas;
Isto quer dizer que apenas 2%
das
novas mensagens que
chegam à rede Plako são efetivamente mensagens de email.
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