Módulos Estruturais

Módulo que permite receber notificações no telemóvel / navegador de internet em computador fixo. Estas podem ser lançadas de forma manual ou automática (por exemplo, sempre que se insere uma nova notícia no projeto, todos os subscritores recebem uma notificação com o título / imagem. Clicando, abre o site na respetiva página).

A lista de subscrição/cancelamento é mantida automaticamente pela aplicação.

A partir do gestor de conteúdos é possível selecionar facilmente o conteúdo que se pretende notificar e confirmar a notificação. Um motor externo inicia o processo de notificação.



Funcionalidade que permite a um qualquer módulo (de gestão de conteúdos: notícias, páginas, eventos, produtos, etc...) do CMS tenha permissões sobre conteúdos, isto é, a informação que cada diferente utilizador com acesso ao CMS pode consultar, alterar ou remover é controlado por uma das seguintes regras:

    1 - Somente o próprio pode consultar os registos de que é autor e todos os utilizadores dos grupos superiores;
    2 - Para além do exposto no ponto anterior, os utilizadores do mesmo grupo também podem consultar e editar os registos ;
    3 - Apenas permite listar e editar os registos cujos autor é igual ao utilizador que acede ao CMS (opção por defeito);

Esta funcionalidade pode ser aplicada de forma seletiva a cada diferente módulo de informação existente no gestor de conteúdos, de tal forma que a ferramenta final pode ter módulos onde estas regras se aplicam e outros onde não ocorre qualquer controlo sobre conteúdos.

O custo do componente é aplicado a cada módulo/opção do CMS onde esta funcionalidade seja adicionada. Pelo que, se for aplicado, por exemplo a notícias e páginas, será necessário adjudicar duas vezes este mesmo componente. O Componente tem sempre o mesmo preço, independentemente da complexidade do módulo / opção do gestor de conteúdos.





Conjunto de funcionalidades que permite descrever um imóvel, bem como todas as características associadas ao mesmo.


A ficha de um imóvel contém os seguintes campos:

  • Título

  • Agente Angariador (utilizador do gestor de conteúdos)

  • Vendedor (utilizador do gestor de conteúdos)

  • Proprietário

  • Preço

  • Preço de Venda

  • Referência

  • Publicar (Sim/Não)

  • Colocar em destaque (possibilidade de colocar um dado imóvel com mais destaque do que os demais imóveis)

  • Data de Angariação

  • Data de conclusão do contrato

  • Data de venda

  • Comprador

  • Comissão Vendedor

  • Comissão Angariador

  • Estado do Imóvel (Campo Fixo que permite optar por 1de4 estados possíveis: Ativo / Reservado / Vendido / Cancelado)

  • Objetivo (Campo Fixo que permite selecionar 1de3 opções possíveis: Venda / Arrendamento / Trespasse)

  • Estado do Mercado (Campo Dinâmico, ou seja, possibilita a inserção de um número de estados ilimitado e de preenchimento livre)

  • Tipo de imóvel (Campo Dinâmico com possibilidade de inserir os tipos que pretenderem (ex.: Apartamento, Garagem, Moradia, Terreno, etc...)

  • Tipologia (Campo Dinâmico com possibilidade de inserir livremente as tipologias pretendidas (ex.: T0, T1, T2, etc...)

  • Divisões (Campo Dinâmico com possibilidade de inserir livremente as divisões aplicáveis (ex.: Cozinha, Wc, etc...)

  • Características (Campo Dinâmico com possibilidade de incluir um número ilimitado, e de preenchimento livre, de características do imóvel (ex.: Ar Condicionado, Aquecimento, etc...)

  • Estacionamento (Campo Fixo, podendo-se selecionar 1de2 opções possíveis: Box / Parqueamento)

  • Área Bruta Privada

  • Área das Divisões

  • Ano de Construção

  • Texto

  • Texto de Destaque


Para além destes campos, será ainda possível inserir:

  • Imagens

  • Documentos

  • Vídeos

  • Morada (Distritos + Concelhos) + GoogleMaps.


Em termos de frontoffice, para além da listagem e página de registo do imóvel, temos ainda a possibilidade de pesquisa pelos seguintes campos:

  • Tipo de Bem
  • Distrito
  • Concelho
  • Valor Mínimo
  • Valor Máximo
  • Estado do Mercado

Existirá também uma nova opção - Visitas aos imóveis - opção esta que, tal como o seu nome indica, permite registar visitas aos imóveis. Em cada visita, o vendedor poderá registar no gestor de conteúdos as seguintes informações:

  • Imóvel Visitado
  • Vendedor
  • Visitante
  • Data e hora da Visita
  • Classificação (Campo Fixo com possibilidade de selecionar 1de5 opções: Muito Bom, Bom, Satisfaz, Não Satisfaz e Mau)



Um sistema de FAQ's pode ser conseguido facilmente através de um módulo de informação.

No entanto esta solução pode apresentar uma desvantagem considerável: requer que o administrador esteja atento às trocas de emails para determinar os assuntos que poderiam ser importantes adicionar à FAQ e, em caso afirmativo, teria de aceder ao gestor de conteúdos para adicionar a dita pergunta / resposta no sistema.

Este módulo foi criado para possibilitar a automação deste processo. Consiste nas seguintes funcionalidades ao nível do frontoffice:

  • Um formulário de suporte, acessível através do website (normalmente próximo da própria FAQ). Neste é possível existir os seguintes campos:

  • Autor (Nome);

  • Endereço de correio electrónico;

  • Texto / Questão.

  • A submissão deste formulário por parte de um visitante irá originar uma mensagem de correio electrónico para um ou mais administradores, previamente configurados para o efeito;

  • No corpo da mensagem, os administradores poderão identificar a questão e o autor. Na própria mensagem de correio electrónico é adicionado um formulário para submissão da resposta, com a seguinte informação:

  • Categoria a que pertence (se utilizado em conjunto com um módulo de informação para definir uma árvore de categorias);

  • Texto de resposta;

  • Flag de publicação.

  • Com a submissão deste formulário uma (ou ambas) das seguintes acções ocorre:

  • Envio de mensagem de correio electrónico para o autor da questão;

  • Inserção automática da pergunta / resposta no sistema de FAQ's.



Este módulo permite criar Banners que poderão ser dos seguintes tipos:

  • Provider - para colocar texto (html) que poderá estar associado a um Provider.
  • Flash - para ficheiros do tipo flash.
  • Image - para imagens.

O funcionamento será o seguinte: se existirem dados em Provider então o Banner será do tipo Provider mesmo que existam dados em Image ou Flash. Se não existirem dados em Provider e existirem em Flash então o Banner será do tipo Flash mesmo que existam dados em Image. Se só existirem dados em Image então o banner será do tipo Imagem.

Este módulo permite ainda associar directamente as páginas onde o Banner irá surgir. Esta associação pode ser feita de duas maneiras:

  • Por Endereço - É associado um ou mais endereços (url) ao Banner o que pode ser feito através dos botões "Referenciar" (setinha azul) em é possível ir buscar a url de um determinado registo num determindao tipo, ou através do botão "Grab" que vai buscar a url da tab selecionada no browser.
  • Por Tipo - É associado um tipo ao Banner, ou seja, sempre que estamos na presença de um registo ou listagem de um determinado tipo irá surgir o Banner a ele associado. Porém se, por exemplo, um registo já tiver um banner associado através da sua url, é o Banner associado ao registo que irá surgir e não o Banner associado ao seu tipo.


Caso existam  banners em diferente locais do website, é necessário duplicar o mesmo, isto é, se pretenderem ter banners no topo, e no rodapé, será necessários existirem dois módulos banners distintos, no entanto não existirá custo adicional associado, apenas terão de indicar aquando da ajudicação os locais onde pretendem os banners.



A estrutura do módulo de informação parte do pressuposto que os níveis (filhos) de cada registo são todos do mesmo tipo, isto é, que seguem todos a mesma estrutura no frontoffice.

Por exemplo, se tivermos uma estrutura com três níveis, em que o primeiro nível é a categoria do serviço, o segundo a sub-categoria e o terceiro o serviço propriamente dito, então outro registo filho da mesma categoria de serviço será sempre uma sub-categoria com o módulo de informação multi-nível. Na imagem seguinte é demonstrada esta característica:


Conforme se pode ver pelo exemplo, a estrutura é rígida, isto é, os filhos de capítulo são todos sub-capítulos, que por sua vez têm como filhos, páginas. Com esta estrutura torna-se impossível ter, num mesmo nível, um módulo diferente.

O módulo Book permite exactamente “quebrar” esta regra e colocar, nos níveis inferiores, qualquer módulo, criando-se desta forma, uma estrutura em que, num mesmo nível, podem existir módulos diferentes.

Com este módulo será possível, a título de exemplo, ter um capítulo no primeiro nível e uma página no segundo e outro filho do mesmo capítulo ter um módulo completamente diferente. A figura seguinte ilustra este modelo:



Neste exemplo, são utilizados três módulos diferentes codificados por cores: azul, amarelo, salmão e verde. Cada um destes módulos pode ter um design diferente. Ao contrário da imagem anterior, num mesmo nível podemos ter tipos diferentes (por ex: página e sub-capítulo no segundo e capítulo e página no terceiro). Torna-se mesmo possível repetir estruturas de dados, em níveis inferiores.

Este módulo poderá ser particularmente útil para projectos com bastantes páginas, em que a informação de algumas páginas não segue a mesma regra de design que as restantes.

Nota: Este módulo está presente por defeito em qualquer projecto cms@plako, com dois módulos associados (um para o capítulo e outro para os conteúdos/páginas). No entanto somente o módulo de conteúdos / páginas poderá ser utilizado com design próprio no frontoffice. Para mais variações a nível de design, será necessário adjudicar novos módulos.




Este módulo tem um grande efeito junto do visitante pois permite que, através da submissão de um formulário onde é pedido um número de contacto, se inicie imediatamente uma chamada para esse número. Em simultâneo, na sede da empresa e para um número previamente configurado, é iniciada também uma chamada telefónica. Quando ambos os intervenientes atendem a chamada, o sistema cruza as duas chamadas e o visitante passa a estar em comunicação com um elemento da sede da empresa.

Não apresenta qualquer custo para o visitante e permite uma aproximação directa entre os visitantes do website e a empresa.

Através do gestor de conteúdos é possível definir os horários de atendimento. Se o visitante estiver fora deste horário, uma caixa a informação que o serviço está indisponível (ou a total ausência deste módulo) pode ser utilizado.

Os custos das chamadas telefónicas realizadas estão disponíveis em tabela própria.



CAPTCHA é a abreviatura para "Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart.", ou seja é o teste de introdução de uma palavra, letras e/ou números, para certificar que o visitante que está a aceder ao projecto não é um robot automático.


Este mecanismo começou a ser bastante utilizado a partir de 2002 quando começaram a surgir motores automáticos que percorriam os websites à procura de formulários ou sempre que se pretenda garantir que efectivamente é uma pessoa que está a preencher o formulário (registo de utilizadores, por exemplo).

Todos os formulário disponíveis em websites desenvolvidos pela Plako já detêm um mecanismo que invalida a submissão por motores automáticos. No entanto, determinados clientes exigem que esta funcionalidade esteja presente para outros cenários, tais como o formulário de registo de utilizadores.



Com esta extensão do módulo Frontoffice Chat é possível, tanto ao nível do frontoffice como do CMS, realizar a transferência de ficheiros através do canal de chat.

No CMS basta a realização de um drag-and-drop para que essa transferência seja inicializada. No fronttofice, o visitante dispõe de uma opção que poderá utilizar para carregar ficheiros.

Os ficheiros transferidos surgem no contexto da conversa, tal como acontece em aplicações similares, tais como o Skype ou MSN.



Este módulo permite dotar um projecto de funcionalidades que permitam gerir, listar e pesquisar registos de classificados. Cada classificado é composto por:

  • Título;

  • Texto;

  • Valor/Preço;

  • Categoria – Estrutura em árvore (opcional: verificar os módulos de informação necessários);

  • Modalidade (Procura, venda, aluger) – Tipo fixo;

  • Data de inserção do classificado (automático);

  • Data de expiração – Data a partir do qual o classificado deixa de surgir no frontoffice. O número de dias é parametrizável através de opção própria disponível no gestor de conteúdos.

No frontoffice do projecto é possível a utilizadores registados adicionar / consultar / remover os seus classificados. E, na área pública, realizar pesquisas sobre os classificados existentes.

O Administrador do gestor de conteúdos recebe uma mensagem de email sempre que um novo classificado é inserido. Os classificados podem também ficar pendentes de publicação, sendo que, no gestor de conteúdos, uma listagem irá apresentar os classificados pendentes.



Com este módulo é possível comentar qualquer registo/informação que tenha por base um módulo de informação, produtos ou outro qualquer módulo que represente, por sí só, uma estrutura independente de informação.

Ao nível do frontoffice, o visitante poderá preencher um formulário com os seguintes campos (opcionais):

  • Nome

  • Endereço de correio electrónico

  • Comentário (Texto)

  • Assunto

Os comentários submetidos são registados em base de dados e podem ou não ser imediatamente disponibilizados (anexados à informação do respectivo registo pai). No entanto, a publicação pode também ficar pendente e, neste caso, o administrador do gestor de conteúdos poderá consultar a lista dos comentários pendentes e não publicados. Para qualquer um destes casos poderá alterar a flag de publicação.

Independentemente da forma como são, ou não, directamente publicados, o administrador recebe sempre uma mensagem de correio electrónico com o conteúdo do texto submetido.



Módulo que nos permite saber qual o total de visitas que um website já teve.



Sempre que um visitante consulta uma página de um website é possível obter um conjunto de informações importantes. Um desses dados é o endereço IP (Internet Protocol) utilizado pelo visitante. Cada IP está organizado em grupos, que por sua vez estão associados a países. Actualmente existem base de dados bastante fidedignas sobre a localização aproximada de um determinado endereço IP. Um exemplo disso é o presente no sistema de consulta de estatísticas, suportado pelo serviço de alojamento da Plako.

Esta informação poderá ser utilizada nos seguintes contextos:

  • Para apresentação da filial mais próxima do local onde o visitante está a consultar o website;

  • Para preenchimento automático de campos num formulário de pesquisa. Por exemplo, uma lista de classificados. A página com o formulário de pesquisa poderia ter logo presente o distrito onde esta se encontra e apresentar registos desse mesmo distrito;

  • Para escolha do idioma do website com base na informação do país do endereço IP.

Notas:

  • Este módulo é apenas responsável por identificar o distrito e país do endereço IP. Em alguns casos também poderá fornecer informação sobre a cidade. Tirando o caso em que poderá ser aplicado para escolha do idioma, todas as restantes aplicações requerem módulos adicionais para serem implementados.

  • Este módulo só se aplica ao território nacional.



Módulo que permite visualizar, no frontoffice, a data da última actualização, isto é, a data e a hora em que foi actualizado um registo no gestor de conteúdos.



Certos casos existem em que os clientes requerem a apresentação, no seu site, de delegações, balcões ou de um directório de empresas. Desta forma o módulo directório de empresas permite disponibilizar online a seguinte informação:

  • Nome;

  • Nome da empresa;

  • Morada;

  • Código Postal;

  • Localidade;

  • Telefone;

  • Fax;

  • Email;

  • URL;

  • Observações;

  • Imagens (1 - *);

  • Documentos (1 - *).

Nota: Cada um dos campos presentes é opcional.

Ao nível do frontoffice, surge uma listagem dos registos existentes pela ordem definida em backoffice. Após o clique, é possível consultar toda a informação relacionada com determinado registo. Em alternativa é possível mostrar toda a informação directamente na listagem inicial.

Para a categorização da informação (isto é, disponibilizar os dados por categorias de empresas, por exemplo), é necessário contemplar o respectivo módulo de informação com os níveis pretendidos.



Se pretendermos que as empresas presentes no nosso directório possam ser adicionadas através do frontoffice, é necessário um conjunto de funcionalidades adicionais que passam por:

  • Apresentação de um formulário, no frontoffice, de “candidatura” a empresa. Este formulário poderá contemplar todos os campos descritos no módulo Directório de Empresas;

  • Os dados submetidos são registados em base de dados e ficam pendentes publicação (opcional). O administrador do gestor de conteúdos recebe uma mensagem de correio electrónico com o descritivo de todos os campos submetidos. No corpo da mensagem de email irá constar igualmente um link para aprovação de publicação do registo;

  • Através do gestor de conteúdos é possível consultar a lista de empresas pendentes e marcá-las como publicáveis.

  • O utilizador que registou a empresa recebe uma notificação por email quando a empresa for publicada;

  • Se utilizado em conjunto com o módulo de registo de utilizadores, é possível disponibilizar na área reservada deste, uma opção para alteração das empresas disponíveis.



Este módulo permite enviar um determinado artigo, produto ou qualquer outro registo suportado pelos módulos descritos através de uma mensagem de correio electrónico.

Uma janela surge com um formulário onde é pedido o nome do emissor da mensagem, email do destinatário e comentários adicionais.

Um email é preparado, em formato Html/Txt, com o link para o respectivo registo de informação, o remetente e o comentário efectuado.



Esta ferramenta permite conhecer em detalhe quais os conteúdos consultados. Este módulo funciona como um complemento do serviço de estatísticas do website.

Toda esta informação é registada em base de dados e poderá ser analisada através do gestor de conteúdos, recorrendo a tabelas e gráficos com a seguinte informação:

  • Registos mais consultados (diariamente, semanalmente e mensalmente) e respectivos valores médios;

  • Número de vezes que um determinado registo foi consultado;

  • Efectuar filtros (utilizador, módulo, períodos de tempo, etc...);

  • Exportar a informação para excel para posterior análise.

  • Cruzamento de informação sobre número de novos utilizadores registados, visitas website, encomendas realizadas, etc...

Com esta ferramenta é possível responder a questões tais como: qual a notícia mais consultada, qual o produto mais visto ou ainda perceber que conteúdos foram consultados por um determinado utilizador registado, numa determinada data.


Tendo em conta que as estatísticas geradas são realizadas sobre os conteúdos e nunca sobre os links - como habitualmente ocorre com outros sistemas de estatísticas, é ainda possível, com este módulo, responder a perguntas tais como:
  • Visitas por utilizadores registados
  • Caraterística dos browsers quanto à resolução dos monitores utilizada;
  • Cruzamento de informação tais como :
    • Novos utilizadores registados vs número de vendas realizadas;
    • Relação entre o login de utilizadores registados e a conclusão de novas vendas;
    • Determinar, com clareza, quais os passos em que os utilizadores registados abandonam a conclusão da encomenda; 
    • etc...

O módulo inclui ainda um gráfico HeatMap onde o administrador poderá facilmente compreender exatamente quais os locais no website que onde os visitantes clicaram mais/menos.



Para qualquer um dos módulos presentes neste documento é possível incluir, no gestor de conteúdos, a opção de exportação de dados através da geração de um Excel dinâmico.

Note-se que alguns dos módulos apresentados já comportam esta funcionalidade.

O custo desta funcionalidade é aplicado sobre cada aplicação do módulo.



O módulo de formação é, em muitos aspetos, semelhante ao módulo Produtos Avançado. Neste caso, porém, é um módulo vocacionado para a visualização / inscrição em formações.

Aplicações do Módulo:

  • Promoção de atividades que necessitem de uma pré-inscrição;

  • Formações com possibilidade de efetuar uma inscrição online;

  • Formulário de pedido de mais informações sobre determinado produto/serviço.

Todos os pedidos são registados em base de dados e podem ser consultados, removidos ou exportados para um ficheiro excel, a partir do backoffice. O sistema pode guardar o estado do último envio, de tal forma que a próxima exportação só irá contemplar os novos registos.

O formulário pode conter os seguintes campos:

  • Nome;

  • Data de nascimento;

  • Sexo;

  • NIF;

  • Contacto;

  • Morada;

  • Código Postal;

  • Localidade;

  • Empresa;

  • Número de inscrições;

  • Observações.

Um email é criado e enviado automaticamente, para uma caixa previamente configurada para o efeito, com informação sobre a inscrição e o registo onde esta foi pedida.

A informação de uma formação pode conter um número alargado de campos:

  • Título (Texto);

  • Resumo da formação (Texto);

  • Destinatários (Texto);

  • Número de vagas;

  • Detalhe da formação (Texto);

  • Data de início;

  • Duração de horas;

  • Preço.

Cada inscrição poderá decrementar o número de vagas disponíveis. Com o valor de zero, podem ser bloqueadas novas inscrições de forma automática.



É ainda possível estender o funcionamento do módulo de formação à possibilidade de novas inscrições para além do limite do número de vagas, sendo estas registadas numa lista de espera.

No gestor de conteúdos torna-se possível consultar a lista de espera para cada formação e transitar de pendente para inscrito através de opção disponibilizada para o efeito. Nestes casos, o inscrito recebe uma mensagem de correio electrónico a notificar a alteração do estado da sua inscrição.



O módulo de formulários dinâmicos está vocacionado para projectos que necessitem de um número elevado de formulários diferentes e para cenários em que exista grande necessidade de fazer variar campos em formulários, com o decorrer do tempo.

Este módulo permite, ao nível do gestor de conteúdos, criar e gerir diferentes formulários. Para cada um é possível definir os campos que serão solicitados, os valores por defeito que irão ter e se são, ou não, de preenchimento obrigatório, bem como o endereço de correio electrónico para onde serão enviados todos os dados submetidos.

Os diferentes tipos de campos disponíveis são:

  • Campo de texto longo (input);

  • Campo de texto curto (input);

  • Caixa de texto;

  • Número;

  • Moeda;

  • Data;

  • Botão de Opção;

  • Botão de verificação;

  • Caixa de selecção;

  • Caixa de selecção múltipla;

  • Campo escondido;

  • Endereço de correio electrónico.

Cada formulário não prevê um limite do número de campos. 

Ao nível do frontoffice, o desenho de todo o formulário é realizado de forma automática.

A submissão do formulário só se torna possível após o preenchimento de todos os campos obrigatórios. Para campos como a data ou o endereço de correio electrónico, são realizados igualmente testes para garantir que os dados estão correctamente introduzidos.

Após a submissão, uma mensagem de correio electrónico é enviada de forma automática, para o endereço associado ao respectivo formulário.



O módulo Formulários Dinâmicos pode ser estendido para permitir que os dados introduzidos em formulários dinâmicos sejam registados em base de dados.

Com esta funcionalidade torna-se possível consultar a lista de todos os formulários submetidos e exportar estes mesmos dados para um ficheiro em formato excel.



O módulo fórum tem dois modos de operação distintos:

  • Pode funcionar em conjunto com o módulo registo de utilizadores; neste caso todos os utilizadores têm que estar registados para poderem colocar um comentário no fórum;

  • Pode funcionar isoladamente, sendo que a colocação de comentários e questões no fórum não obriga a um registo prévio, basta preencher o campo autor.

Ao nível do frontoffice é possível:

  • Consultar os tópicos em debate;

  • Consultar a lista de mensagens existentes em cada um dos tópicos;

  • Criar uma mensagem num tópico ou responder a mensagens existentes;

  • Para as respostas é possível citar automaticamente o conteúdo da mensagem original;

  • Possibilidade do utilizador associar uma foto ao seu registo de utilizador que irá surgir junto das suas mensagens;

  • Utilizar e reconhecer “smiles“ na escrita das mensagens;

  • Utilizar um editor avançado para a composição das mensagens do fórum;

  • Se utilizado em conjunto com o módulo de registo de utilizador é possível identificar, através de interface distinta, as novas mensagens existentes no fórum desde a sua última visita;

  • Para cada utilizador é registado o número total de mensagens / respostas colocadas;

  • Um utilizador pode, opcionalmente, receber uma notificação por email sempre que um utilizador responder a alguma das suas mensagens;

Ao nível do backoffice é possível:

  • Inserir / Remover tópicos, bem como definir a ordem em que estes irão surgir em frontoffice.

Um tópico pode ser:

  • Aberto – acessível a todos os utilizadores existentes, sem moderação. Todas as mensagens escritas neste tópico são imediatamente publicadas.

  • Moderado – onde é possível atribuir a um utilizador a responsabilidade de aprovar/rejeitar o comentário.

  • Fechado – um tópico fechado é um tópico, cujo conteúdo é colocado apenas por um grupo de utilizadores previamente, definido e onde os visitantes podem consultar as mensagens mas não efectuar comentários.

  • Restrito – tópicos deste tipo são abertos e visualizados em frontoffice apenas por um conjunto de utilizadores previamente definidos.



Com este módulo é possível disponibilizar um sistema de conversação no frontoffice. Toda a informação trocada é registada numa base de dados e passível de pesquisa futura.

No CMS é possível definir quais os utilizadores que poderão responder a solicitações de chat. Sempre que um desses utilizadores estiver ligado irá surgir, no frontoffice, a possibilidade de entrar directamente numa conversação. Sempre que um visitante do website iniciar uma conversa através do frontoffice, surge automaticamente na área dos utilizadores associados uma janela com a mensagem "um utilizador pretende realizar um chat". O primeiro utilizador a assegurar essa conversa poderá iniciar a conversação. A conversa é guardada em base de dados, com registo da seguinte informação:

  • Data de início;

  • Data final;

  • Utilizador do frontoffice (se aplicável);

  • Utilizador do CMS;

  • Informação trocada (texto).

Opcionalmente, se nenhum utilizador estiver com sessão criada no CMS, será possível ao visitante do website deixar mensagens que serão registadas em base de dados e entregues logo que um utilizador do CMS realize o login.

Módulos complementares ao módulo Frontoffice Chat: Chat Upload e Interacção no Chat.



Módulo que pode ser associado à informação geográfica para que, em função do IP origem do utilizador, a informação com mais peso (ou até mesmo a ordem da listagem) tenha como resultados os registos que se encontram mais próximos. Para tal, a base de dados de informação tem que ser georeferenciada. Tal poderá ser realizado de forma automática (através do código postal, por exemplo – Módulo de Georeferenciação Automático - sem possibilidade de ajustar), manualmente (através da introdução das coordenadas GPS de localização) ou através do Módulo GoogleMaps. Este módulo em concreto é responsável por alterar a ordem com que os resultados de uma lista de registos geo-referenciados são visualizados em função do endereço IP do utilizador que está a consultar o sítio de internet.



Qualquer um dos módulos descritos para o frontoffice / gestor de conteúdos permite a geração de informação para PDF.

Poderá, por exemplo, no frontoffice, ser utilizado para gerar um PDF da encomenda realizada na loja online ou, no gestor de conteúdos, para gerar um documento automaticamente em função dos dados submetidos através do módulo de formulários dinâmicos.



Módulo que permite que um dado projeto tenha um esqueleto (parte estática do projeto) completamente diferente, em função do idioma. À semelhança do que ocorre para os conteúdos dinâmicos em projetos multi-idioma, a possibilidade de definir partes de um website que irão apresentar interfaces diferentes distintas, em função do idioma escolhido, são em alguns casos, uma ferramenta poderosa.

Todos os módulos relacionados com os idiomas que operam habitualmente com os conteúdos dinâmicos são perfeitamente válidos para este caso. Módulos tais como: seleção automática do idioma em função das definições do browser, por IP, etc... podem ser utilizados em conjunto com este módulo.



Conjunto de funcionalidades que permite gerir a inscrição de novos sócios e o respectivo pagamento de quotas.

Ao nível do frontoffice, um utilizador previamente registado poderá optar por se fazer sócio. Para estes utilizadores, serão pedidos os seguintes dados adicionais (todos eles opcionais):
        - Documento de Identificação (BI, Cartão do Cidadão, etc)
        - NIF
        - Morada
        - Código Postal
        - Localidade
        - Data de nascimento
        
Após a submissão dos dados, um valor opcional de jóia poderá ser adicionado ao carrinho de compras, bem como o valor da quota anual.

Somente após a validação do pagamento é que o utilizador registado é efectivado. Sempre que um novo utilizador registado preenche a ficha de inscrição, é enviado um email para o administrador do portal com os dados desse mesmo registo.

Ao nível do gestor de conteúdos é possível consultar a lista de todos os sócios, com a informação sobre o pagamento de quotas (em dia ou em atraso), bem como realizar filtros por localidade / código postal e data de inscrição.

Nota: Para associações previamente existentes, com grande número de sócios, é possível desenvolver um motor para integrar, de uma só vez, todos os sócios actuais (preço sob consulta). Um motor automático é executado todos os dias. Quando faltarem 30 dias para que uma quota anual expire, o sócio recebe uma mensagem de correio electrónico, informando que deverá regularizar as suas quotas. O processo repete-se quando faltarem 15 dias, 7 dias e na véspera da expiração. A partir dessa data, o estado do sócio passa a estar em quotas em atraso (se não tiver regularizado a situação).

Este módulo requer os módulos de encomendas, formas de pagamento e registo de utilizadores para funcionar corretamente.



O Módulo glossário é idêntico ao módulo de informação sem níveis, apenas com uma alteração significativa: cada registo é catalogado de forma automática pela primeira letra do campo título, criando, desta forma, um glossário.

Ao nível do frontoffice, poderá surgir uma lista com o alfabeto (ou limites de letras) que, quando clicado, irá abrir todos os conceitos dessa mesma letra.



Este módulo permite atribuir idiomas diferentes aos diversos domínios associados a um mesmo projeto. O idioma a exibir ao utilizador é automaticamente selecionado em função do domínio introduzido por este na barra de endereços do browser.



Permite adicionar funcionalidades que possibilitam a pré-visualização do registo e posterior impressão de acordo com as dimensões de uma folha A4.



Com o Indexador de ficheiros é possível permitir aos utilizadores do frontoffice a pesquisa por termos que estejam em documentos PDF, Microsoft Word ou OpenOffice, presentes no site. Encontrada uma correspondência, o utilizador é remetido para o documento em questão.

Ao nível do gestor de conteúdos, não existe qualquer diferença de interface ou comportamento. Todo o processo é completamente transparente: após inserção destes ficheiros no componente de documentos, a informação (texto) contida nestes ficheiros passa a ser indexada nas pesquisas realizadas no frontoffice.

Particularmente útil para portais que disponham de vários documentos deste tipo.

Nota: Apenas disponível para projectos desenvolvidos na plataforma cms@plako.



Típico conjunto de funcionalidades associadas à publicação de notícias, agenda, eventos e serviços. No frontoffice, os registos surgem ordenados pela ordem de inserção, no entanto é possível, através do backoffice, alterar essa mesma ordem. É possível associar título, data do artigo, descrição, imagens e/ou documentos.

Exemplos de aplicação:

  • Notícias e artigos;

  • Descrição de produtos (sem preço) e serviços;

  • FAQ’s sem áreas;

  • Área de links (sem categorias);

  • Legislação;

  • Eventos de agenda.

Campos:

  • Título;

  • Data;

  • Texto;

  • Segunda caixa de texto;

  • Publicar (sim/não);

  • Sumário (automático / manual) - O sumário automático consiste em obter o resumo da notícia/artigo, através da extracção das primeiras linhas deste, de forma automática. Quando se opta pelo sumário manual, o cliente terá de introduzir o texto que pretende que surja nas listagens ou destaques.

Com a flag destaque, é possível indicar os artigos aos quais se pretende dar destaque, isto é, quais as notícias que se pretende que surjam na primeira página, por exemplo.

NOTA: A cada nível adicional à estrutura NT ou característica dinâmica, é aplicado o custo presente na tabela de preços.



Praticamente todos os módulos descritos neste documento podem ser estendidos de tal forma que permitam adicionar informação (coordenadas) geográficas. Com este mecanismo é possível calcular a distância entre dois pontos. Este sub-módulo poderá ser aplicado nos seguintes contextos:

  • Apresentação de locais com um raio de proximidade de X, relativamente a um local. Por exemplo, conhecer os restaurantes nas imediações de determinado hotel;

  • Utilizado para determinar o valor de agravamento percentual que determinado orçamento irá sofrer, devido ao facto do local de instalação / obra estar a X kms de distância da sede.

Este módulo permite definir, para cada módulo em que se aplica, dois campos adicionais - que definem as coordenadas GPS ou integração com o Google Maps - para mais facilmente identificar o local no mapa.



Cada inquérito é composto por um conjunto de perguntas. Cada pergunta pode conter uma ou mais respostas do tipo escolha exclusiva (isto é, o visitante só poderá escolher uma resposta, entre as várias possíveis e definidas). Este módulo não suporta o conceito de respostas "abertas").

Todos os inquéritos realizados (respostas escolhidas pelos utilizadores) são registados em base de dados e, a qualquer momento, poderão ser exportados para excel através de opção própria disponível no gestor de conteúdos.

Adicionalmente, poderá aplicar-se a atribuição de pontos por cada uma das respostas, sendo que o resultado possível para o fim do inquérito, passe pela soma de todos os pontos e apresentação de uma descrição, em função do resultado. Os limites inferiores / superiores da pontuação (matriz) e as descrições a apresentar poderão ser organizados no gestor de conteúdos.



Este módulo permite realizar uma integração com a API do Google Maps, para permitir, de forma simples e rápida, associar pontos ao mapa. Estes pontos podem ser visualizados no frontoffice.

Exemplo:


Neste exemplo é apresentado um exemplo de aplicação deste módulo, no website de uma Junta de Freguesia, onde os vários pontos representam pontos de interesse. Neste caso, um módulo adicional de informação é utilizado para categorizar a informação e, assim, diferentes categorias surgem com cores diferentes no mapa.

O clique nos elementos listados na legenda do mapa permite seleccionar as categorias visíveis e o clique nos pontos permite o salto para a respectiva secção na listagem.

No gestor de conteúdos é possível organizar todos estes pontos. Cada um dos pontos a referenciar tem de ter associada uma morada para que, de forma simples, possa ser realizada a localização exacta desse ponto no mapa, quando adicionado. Apesar desta facilidade, é ainda possível arrastar os pontos para qualquer área do universo disponibilizado pelo Google Maps.



Com esta extensão do módulo Frontoffice Chat é possível realizar uma associação diferente entre o visitante do website e o elemento escolhido no CMS para responder à chamada de conferência. No módulo base, é possível definir um conjunto de utilizadores do CMS que poderão responder à chamada. Para utilizar esta extensão, é necessário que exista o módulo de registo de utlizadores.

Cada utilizador do frontoffice poderá ter um ou mais utilizadores do CMS associados, criando-se desta forma, a figura do "gestor de conta", por exemplo. Na opção Utilizadores registados do CMS poderá surgir, na ficha do registo, um campo para escolha dos utilizadores do CMS que poderão responder a chamadas do referido utilizador. O restante funcionamento será idêntico ao previamente apresentado.



Este módulo é utilizado na criação de um livro de visitas no website. Ao nível do frontoffice surge um formulário onde os visitantes podem introduzir uma mensagem (título, mensagem e email) que, após aprovação, passará a estar publicamente disponível no website.

Sempre que uma nova mensagem é colocada no Livro de Visitas, os administradores do sistema, recebem um email com a nova mensagem.

Todas as mensagens submetidas são registadas sob o estado “Mensagens Pendentes”. A aprovação destas pode ser realizada directamente através de opção própria existente no gestor de conteúdos ou através de um link existente no final da mensagem de correio electrónico enviada para o administrador. Quando uma mensagem é aprovada o seu autor é notificado através de uma mensagem de correio electrónico.



Determinados projectos necessitam que a identificação de pontos num mapa não ocorra através do mapa do Google. Tal ocorre essencialmente porque o design do mapa não pode ser ajustado para outro aspecto, para além daquele que é disponibilizado pela Google.

Este módulo permite portanto definir uma imagem de fundo que será utilizada como mapa e um conjunto de imagens que serão utilizadas como os “bullets” para identificar vários pontos no mapa. A partir deste momento, um módulo de informação pode ser utilizado como fonte dos pontos a marcar no mapa.

Nota: Este módulo permite somente a geração e gestão dos pontos no mapa. A natureza dos dados a apresentar no mapa terá de estar definido noutro módulo do projecto. Estes podem ser obtidos por qualquer módulo que contenha registos: notícias, eventos, produtos...



Esta funcionalidade permite criar uma página no frontoffice capaz de gerar um mapa do site.

Ao nível do gestor de conteúdos, e à semelhança do que é feito para o módulo menu dinâmico, é possível criar essa árvore (mapa) do website.



Aplicável para páginas (unitárias), em que é possível introduzir um título, texto, imagens e/ou documentos.

Exemplos de aplicação:

  • Página de apresentação da empresa;

  • Páginas de descrição dos contactos (sem formulário);

  • Mensagem do presidente (duma associação);

  • Descrição dos métodos produtivos, qualidade.

Campos

  • Texto;

  • Destaque;

  • Segunda caixa de texto;

  • Terceira caixa de texto.




Semelhante ao módulo Página de Texto, acrescentando o típico formulário de pedido de contactos. Este
formulário poderá conter os seguintes campos:

• Nome (campo texto);
• Contacto (telefone/telemóvel);
• Email (campo texto);
• Assunto (campo texto);
• Mensagem (campo texto).

Os campos serão validados em função do tipo de dado que se espera. Por exemplo, o campo telefone não irá  permitir introduzir letras e o campo email será validado antes da submissão. Podem definir-se quais os campos de preenchimento obrigatório.

O resultado é enviado por email, através da geração de uma mensagem de correio electrónico com o formato  HTML/TXT para um endereço de email previamente indicado no backoffice. Para campos adicionais, é  necessário orçamentar em função da quantidade e características dos campos. O mesmo se aplica para a alteração dos tipos dos campos presentes.



Determinadas empresas, pela sua dimensão e/ou organização, necessitam que os conteúdos colocados no gestor de conteúdos sejam aprovados por responsáveis em níveis hierárquicos superiores. Este módulo permite que, no gestor de conteúdos e para cada diferente utilizador, seja adicionada uma flag que informa se os seus conteúdos são ou não automaticamente publicados. Se a flag de controlo estiver activa, os utilizadores do grupo de nível superior recebem uma mensagem de correio electrónico, de forma automática, sempre que um novo conteúdo estiver pendente para aprovação.

A publicação efectiva em frontoffice do registo fica dependente da aceitação do responsável / responsáveis pelo autor da informação.

Um mecanismo de troca de mensagens idêntico ao descrito no módulo Negociação por email é disponibilizado de forma a agilizar e simplificar a troca de informação entre o autor do registo e os seus responsáveis. Todo o histórico de conversação fica disponível para consulta no gestor de conteúdos, anexo ao respectivo registo (independentemente do módulo: produtos, informação, etc...). Nas mensagens trocadas entre o autor e o responsável (e somente nesta direcção) é disponibilizado um campo adicional na mensagem de email que permita autorizar a publicação do registo.

Para a definição dos responsáveis por cada autor, recorre-se aos grupos de utilizadores multi-nível. Dado que este só está disponível para projectos alojados nos servidores da Plako, este módulo só poderá ser aplicado em projectos com esta condição.



As áreas reservadas para clientes são excelentes locais para a divulgação de documentos. Estes só ficam disponíveis, normalmente, para utilizadores com sessão estabelecida.

Determinadas situações exigem, porém, que um determinado conjunto de informação (documentos, produtos ou outro qualquer registo disponível no gestor de conteúdos) só sejam consultáveis por determinado utilizador ou grupos de utilizadores.

Na edição do registo do respectivo módulo com a informação privada, passa a aparecer, no gestor de conteúdos, um campo adicional onde será possível identificar o tipo de utilizador (ou utilizadores em separado) que têm acesso a essa mesma informação.

No frontoffice, quando o utilizador com sessão iniciada clica sobre o link dos seus documentos, só irá consultar/visualizar os documentos aos quais foi permitido o acesso.



Pesquisa em todos os módulos presentes no sistema ou em parte deste. Formulário de pesquisa com campo para a introdução de texto. Os resultados são mostrados por módulo.

O campo texto e título (quando aplicável) são pesquisados. Para campos adicionais na pesquisa, deve ter-se em atenção a tabela de preços.



O módulo de publicidade avançado permite que os elementos a publicitar sejam geridos e adicionados por utilizadores registados no frontoffice, num modelo em que se torna possível a venda de espaços publicitários. Para o correto funcionamento deste módulo deverão estar associados os seguintes módulos adicionais:

  • Produtos Avançado;

  • Registo de Utilizadores;

  • Carrinho de compras (opcional);

  • Gestão de encomendas;

  • Formas de pagamento (opcional).

No frontoffice o utilizador registado poderá consultar as várias publicidades disponíveis (todas elas relacionadas com o frontoffice) e os diferentes custos. O custo da publicidade pode ser baseado no número de visualizações (pay-per-view) ou no número de cliques (pay-per-click).

A definição dos produtos de publicidade permite que, no mesmo projecto, existam produtos a funcionar no modelo pay-per-view ou pay-per-click.

Após a escolha do produto, o utilizador registado poderá adicionar uma imagem/texto/flash ao produto. Ambos os dados definem a publicidade. O utilizador poderá desta forma, gerir os seguintes campos:

  • Data de publicação inicial - data a partir da qual a publicidade deverá começar a surgir no frontoffice (opcional);

  • Data limite – até quando deverá estar visível a publicidade (opcional);

  • Elemento multimédia que define a publicidade (imagem, texto ou flash).

A partir deste momento, o funcionamento está dependente e relacionado com o habitual mecanismo de loja online. Após a confirmação da publicidade encomendada, o administrador do gestor de conteúdos recebe uma mensagem de correio eletrónico com os detalhes da encomenda. É possível aprovar a publicidade acedendo ao gestor de conteúdos. A partir desse momento, em função dos limites de datas apresentados, as publicidades poderão começar a surgir no frontoffice.

Se várias publicidades concorrerem entre si para uma mesma área, então uma das disponíveis é escolhida, de forma aleatória.

O utilizador registado que adquiriu o espaço de publicidade pode, a qualquer momento, consultar o estado das suas publicidades e conhecer em detalhe o número de visualizações/ cliques realizados por dia. Esta informação também está disponível para administrador do gestor de conteúdos.

Este módulo requer um motor externo executado diariamente para gestão e contabilização das publicidades visualizadas e a visualizar.



Este módulo permite dotar o gestor de conteúdos de uma opção onde é possível adicionar imagens, texto ou flashes, que irão surgir no frontoffice em caixas de publicidade / banner.

Permite ainda que seja adicionado um tipo fixo para etiquetar o local onde deverá surgir o banner (lado direito, topo, fundo, etc...) e (opcionalmente) as datas iniciais / finais em que a publicidade deverá surgir no frontoffice.

No gestor de conteúdos irá surgir também um contador acumulado do número de vezes que esse mesmo registo foi visualizado/clicado (per-click, per-view) no frontoffice.



O módulo recrutamento é composto por dois elementos:

  • Formulário para submissão de candidaturas;

  • Opção de pesquisa e listagem no gestor de conteúdos, onde é possível filtrar todas as candidaturas existentes na base de dados.

Ao nível do frontoffice, o formulário pode conter os seguintes campos (todos eles opcionais):

  • Nome;

  • Sexo;

  • Data de Nascimento;

  • Endereço de Correio electrónico;

  • Telefone;

  • Telemóvel;

  • Morada;

  • Localidade;

  • Código Postal;

  • Distrito;

  • Habilitações;

  • Nacionalidade;

  • Curriculum (Upload de ficheiro);

  • Descrição das línguas que domina;

  • Experiência Profissional;

  • Outras Habilitações;

  • Hobies, Actividades Extra-Curriculares, etc..;

  • Contactos adicionais (Skype, MSN, Yahoo…).

Acoplado a este módulo temos uma listagem (Titulo + Texto), para descrever as candidaturas em aberto. Os registos são visualizados em forma de listagem (onde se pode definir a ordem em que as candidaturas irão surgir). Quando se clica sobre o título, surge uma descrição alargada do registo e o formulário descrito imediatamente abaixo.

Após a submissão do formulário, é criada uma mensagem de correio electrónico, com o resumo da informação e enviada para um endereço previamente configurado. Toda a informação introduzida é gravada em base de dados, para permitir a pesquisa fácil de registos no backoffice.



O Módulo recrutamento simples consiste num formulário com os seguintes campos (todos eles opcionais):

  • Nome;

  • Contacto;

  • Email;

  • Observações;

  • Curriculum – com possibilidade de indicar um ficheiro para upload.

A submissão deste formulário irá gerar uma mensagem de correio electrónico com o documento submetido em anexo, para um endereço de correio electrónico previamente configurado para o efeito, não havendo lugar para o registo desta mesma informação em base de dados.



O registo de utilizadores permite obter uma base de contactos e criar, mais facilmente, mecanismos de fidelização. Ao nível do frontoffice é possível ao utilizador:

  • Entrar na sua área reservada e consultar/alterar os seus dados pessoais;

  • Alterar a palavra-chave;

  • Registar-se como novo utilizador;

  • Reenviar a palavra-chave para o endereço de correio electrónico, em caso de esquecimento da palavra-chave.

No gestor de conteúdos é possível:

  • Inserir/remover utilizadores;

  • Aplicar filtros por localidade, código postal, data de registo, etc.;

  • Exportar a informação dos utilizadores registados para um ficheiro Excel.

O módulo de registo de utilizadores pode ser combinado com um grande número de outros módulos descritos neste documento. Para melhor entender as suas possibilidades, o módulo de registo de utilizadores permite associar uma identidade a um visitante do website. Com esta informação, torna-se possível implementar algumas das seguintes soluções:

  • Extranet Simples – Consulta de dados com permissões sobre conteúdos na sua área reservada;

  • Utilizar com o módulo de encomendas, no contexto de uma loja online;

  • Consulta de contas-corrente e encomendas, quando num contexto de motores de integração.



A normalização do formato de divulgação de notícias (através de um standard vulgarmente designado por RSS Feeds e suportado actualmente pela generalidade dos portais de informação) pode ser um excelente canal de informação para o seu projecto.

O Módulo de RSS Feeds permite, através da introdução de regras simples definidas no gestor de conteúdos, integrar automaticamente notícias divulgadas por estes canais no seu website. O resultado pode ser comparado a um sistema de clipping, com alimentação automática de conteúdos em determinadas áreas do website.

Ao nível do gestor de conteúdos é possível adicionar fontes de dados (RSS) e, para cada uma delas, indicar as regras que deverão ser satisfeitas para que o conteúdo seja adicionado ao website. É igualmente possível definir o registo destino, isto é, o módulo onde será adicionada a informação.



Enquanto que, no caso do módulo RSS Feeds, a origem dos dados são fontes RSS externas, este módulo é exactamente o oposto, isto é, o projecto torna-se num emissor de fontes RSS a partir de conteúdos já existentes no website.

Este módulo não requer nenhuma funcionalidade disponível no gestor de conteúdos. Quanto ao frontoffice, é colocado o código necessário para que o projecto em questão seja identificado como emissor de fontes RSS.



O sistema de suporte, ou tickets é constituído por um formulário no frontoffice com os seguintes campos opcionais:

  • Nome;

  • Código cliente;

  • Contacto;

  • Email;

  • Assunto;

  • Descrição.

Quando um utilizador submete este formulário recebe, automaticamente, na sua caixa de correio, uma mensagem pré-definida, com informação sobre o número sequencial com que o seu pedido foi registado. De igual forma, um responsável definido em backoffice irá receber o pedido de suporte enviado pelo utilizador. No assunto estará presente o referido número sequencial, bem como o assunto especificado pelo utilizador do frontoffice.

Ao nível do backoffice é possível:

  • Definir o utilizador que irá receber os pedidos oriundos do frontoffice (endereço de correio electrónico);

  • Consultar os pedidos passados. A cada pedido é adicionado um estado. Este pode ser: “em aberto”, “concluído” ou “arquivado”. Sempre que um utilizador submete um formulário, é-lhe atribuído o estado de “em aberto”. O administrador do backoffice pode, a qualquer altura alterar o estado para “concluído” ou “arquivado”. Se o estado for concluído, então o utilizador irá receber uma mensagem de correio electrónico a indicar que o processo foi concluído. Se “arquivado”, o utilizador pode, ou não, receber uma notificação (dependendo da decisão do gestor do backoffice);

  • Definir o conteúdo das mensagens concluídas, processo em aberto e arquivado.



Este módulo permite ao visitante do site participar numa sondagem online. Uma sondagem define-se com uma questão e um conjunto variável de respostas.

Ao nível do frontoffice é possível:

  • Votar numa sondagem. Cada utilizador só consegue votar uma única vez numa determinada sondagem. Se um determinado utilizador efectuar nova votação na mesma sondagem, o seu sentido de voto é alterado, isto é, o voto é subtraído ao total da resposta anterior e adicionado à nova resposta. A validação do voto único pode ser feito por IP ou por cookie.

  • Consultar os gráficos da sondagem actual e passadas.

Ao nível do backoffice é possível

  • Criar / Remover / Alterar sondagens e respectivas respostas, sendo que não existe limite para o número total de respostas possíveis para cada questão.

  • Alterar o estado de publicação online de uma determinada sondagem.

  • Adicionar valores virtuais aos resultados de cada sondagem, para influenciar resultados (funcionalidade opcional).



Neste caso, cada registo na base de dados dispõe de um campo para introdução de tags. Após inserção / atualização, é atualizada uma tag cloud interna de todas as tags introduzidas.
O que determina o peso de cada palavra é a frequência com que a mesma tag é referenciada em diferentes registos da base de dados.



Com este módulo é possível gerir e apresentar uma tag cloud cujos pesos são baseados nas quantidades de vezes que as palavras foram pesquisadas no passado.

Uma tag-cloud é uma lista de palavras em que o estilo de cada palavra está directamente relacionado com o seu peso relativo ao contexto onde se aplica. Normalmente o estilo varia em tamanho e cor, sendo que, no caso das pesquisas realizadas, as palavras pesquisadas surgem com um tamanho superior.

Exemplo:


O clique sobre alguma destas palavras vai realizar uma pesquisa pelo respectivo termo. Podemos verificar, no exemplo apresentado, que as palavras Infantário, Queima e candidatura estão entre as palavras mais pesquisadas.

Um motor executado diariamente processa todas as pesquisas realizadas durante o dia e actualiza a contagem e informação da tag cloud.

Este módulo não dispõe de qualquer funcionalidade no gestor de conteúdos.

Em substituição deste módulo poderemos ter o módulo Tag cloud baseada em tags.




Módulo que permite apresentar um top dos registos / artigos mais votados (ordenado por número de votações ou soma de pontuação de voto).
Requer o módulo de comentários que pode ser aplicado a qualquer tipo de registos de frontoffice (notícias, produtos, etc...)
Este módulo não necessita de qualquer funcionalidade ao nível do gestor de conteúdos.





Módulo que permite que os utilizadores façam login no projecto através da respectiva conta do Facebook, sem perder tempo a criar um novo perfil ou a preencher informação.

Acaba assim a necessidade de o utilizador criar mais um username e password que correm o risco de ser esquecidos, ultrapassando ainda todos os processos de validação da conta e endereço de correio electrónico. Isto leva o visitante/consumidor mais rapidamente para o que realmente importa.

Enquanto o utilizador estiver com sessão iniciada no Facebook, também o estará automaticamente no projecto que integre este módulo.

Através da integração com o Facebook é possível aceder à informação disponibilizada pelo utilizador na rede social, potenciando a quantidade de informação quando comparada com um sistema de registo comum.



Módulo que nos permite saber o número de visitantes online, em tempo real.



Este módulo permite adicionar, no frontoffice, um pequeno elemento a cada registo (seja informação, produto, comentário, etc..) para permitir aos visitantes ou utilizadores registados procederem à votação/apreciação sobre determinado conjunto de informação. Um exemplo comum é a classificação com estrelas (1 a 5) de uma notícia ou fotografia.

A interface a aplicar a este módulo pode ser um sistema de estrelas (ou semelhante) ou somente um sistema gosto / não gosto.

Pode ser aplicado sem registo de utilizador - sendo que neste caso, qualquer visitante poderá realizar uma votação (o controlo sobre novas votações é realizado através de cookies) -, ou estar limitado a utilizadores registados - neste caso o controlo sobre quem já votou é realizado pelo registo de histórico de votações em base de dados.

Este módulo não acrescenta qualquer funcionalidade ao gestor de conteúdos.