PT | EN


Campanha Europeia por maior acessibilidade nos websites
- 28/06/2011
voltar
O European Disability Forum, juntamente com a ANEC (associação europeia de direitos do consumidor), a European Blind Union (União Europeia de Cegos) e a AGE (uma rede europeia focada no apoio a séniores)  promovem mais uma acção de sensibilização para a acessibilidade online.

Apesar de vocacionada para instituições, esta acção suscita questões importantes como a necessidade de as empresas prepararem os seus websites para utilizadores com necessidades especiais, podendo até expandir os seus negócios.

A campanha "Access Denied!" (Acesso Negado!, em português), alerta para a crescente "digitalização" da sociedade actual e para a tendência que muitas organizações têm de disponibilizar informação e mesmo serviços exclusivamente online. A não aposta em sites acessíveis a todos conduz, em última instância, à info-exclusão.

O conjunto de pessoas que necessitam deste tipo de ajuda em termos de acessibilidade é bastante heterogéneo e tem necessidades específicas muito diferentes. Falamos de cegos, surdos, idosos e muitos mais. Pessoas que às vezes precisam apenas de uma pequena ajuda para compreender a mensagem do website.

Esta campanha pretende alertar as instituições europeias, e consequentemente chegar a empresas e outros organismos, para o facto de muitas pessoas terem ainda dificuldades em aceder à internet, requerendo uma legislação que regularize esta questão e que obrigue a uma standardização de níveis mínimos acessibilidade em todos os websites europeus que revelem interesse público, até 2015.

Estima-se que 75% dos websites da Administração Pública Central Portuguesa já são acessíveis a cidadãos com necessidades especiais.
Topo voltar Enviar por email Imprimir
  • Integração com 'Recebe Já' do Banco Popular
    cms@plako - 11/06/2014
    O módulo Formas de Pagamento (FP) do cms@plako, que já contava com 7 sistemas de integração diferentes, permite agora também a integração com este novo serviço de pagamento.
  • Novo módulo: Promoções Compostas
    cms@plako - 28/04/2011
    Fácil gestão de promoções e descontos por pacotes de produtos
  • Certificados digitais (https)
    cms@plako - 26/06/2017

    Ter um certificado SSL é um factor determinante para o posicionamento natural de um site no Google.

    Através da instalação de um certificado digital num website, toda a comunicação do computador para o servidor ocorre através de um canal codificado (em particular, a troca de dados pessoais como por exemplo, as ocorridas em lojas online).

    Um certificado SSL transmite segurança e credibilidade aos clientes.

  • SPAM ou spam?
    backupMail@plako - 28/11/2013
    Este artigo refere-se naturalmente ao envio de mensagens de correio eletrónico não solicitadas, mas [uma curiosidade engraçada] sabia que ao falar sobre SPAM podíamos estar a referir-nos a uma conhecida marca americana de presunto enlatado (Spiced Ham)?
© Copyright 2004- Plako