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Resultado da Pesquisa
Foram encontrados214 registos com a palavraB
Webmail com novas funcionalidades
Alertas, Registo de Eventos e Gestão de Contactos disponíveis no webmail Plako.
Serviços de alojamento Plako
Soluções adequadas a todo o tipo de parceiros.
Processo de login no webmail
Conheça as novas funcionalidades.
web@plako com novas funcionalidades e preços
Novos produtos e serviços disponíveis!
Sistema pagamento online Visa-PayPal
Realização de pagamentos com cartão de crédito VISA disponível em lojas virtuais.
Sistema de Pagamento Multibanco da Hi-Media
Novo módulo: Compra Fácil - uma maneira simples de gerir os pagamentos por Multibanco.
Para maior redundância, um novo servidor DNS
Saiba o que fazer para adicionar o novo servidor à configuração dos seus domínios.
Gestão de Contas de Correio Electrónico
Disponíveis novas opções na área de clientes.
Firefox 4
Mozilla lança o novo Firefox 4!
Plako integra Incubadora de Empresas na Póvoa de Lanhoso
Incubadora de Empresas aloja a Plako
Plako associa-se ao So You Think You Can Pitch
A Plako no So you think you can pitch!
Firefox 4 para Android
Tradução da extensão do CMS para Inglês
Suporte automático para o idioma Inglês.
Plako nas redes sociais
Facebook, Twitter, LinkedIn e Weebiz
Intranet Bilingue
Tradução da intranet em Português e Inglês.
Novo módulo: Promoções Compostas
Fácil gestão de promoções e descontos por pacotes de produtos
Novidades nos manuais Plako
"Utilizadores" é o primeiro artigo disponível.
1Tb reforçam espaço de Backup
Host@plako com mais capacidade de backup.
Novo módulo: Vouchers de Desconto
Ofereça vouchers de desconto aos seus clientes!
Novo módulo: Integração de Produtos - eBay
Melhores resultados de busca com "Schema"
Google, Bing e Yahoo em parceria para ajudar webmasters.
Dia Mundial do IPv6
Transição para IPv6 em teste durante 24 horas.
Proteja o seu domínio de ser associado com .xxx
Proteja o seu domínio contra a utilização da extensão .xxx por outros.
Novo módulo: Utilizadores registados através do Facebook
Facilidade de login com a integração na Rede Social.
Comércio Electrónico conta com Centro de Mediação e Arbitragem
Facilidade na resolução de conflitos que surjam no âmbito da Internet.
Canal Plako no YouTube
Tutoriais ao seu dispor.
Novo módulo: Frontoffice chat
Chat com um operador no seu projecto.
Novos domínios a partir de 2012
Domínios com nomes de marcas e cidades brevemente disponíveis.
Acção ecológica no Centro Educativo do Cávado
Crianças entre os 3 e os 5 anos pintaram garrafas de vidro para colaboradores da Plako.
Novo Módulo: Fidelização de Clientes
Surpreender os clientes com descontos e ofertas.
Campanha Europeia por maior acessibilidade nos websites
Já pensou em tornar o seu site acessível a todos?
Novos tutoriais: Intranet
Módulo Tarefas explicado.
Comércio Electrónico português continua a crescer
Primeiro trimestre de 2011 vantajoso para lojas online.
Google+: a nova rede social está aí.
Conseguirá a Google fazer frente ao Facebook?
Novo módulo: Preços em função da quantidade
Descontos na compra de maior quantidade.
Google+ com versão para empresas ainda este ano
Abertas as inscrições para empresas que queiram participar na fase de testes.
TIC: Países emergentes vão liderar o investimento
Novos mercados para as TIC.
Redunicre aceita pagamentos móveis
Adequação a smartphones e tablets já disponível.
Webinar sobre como trazer notoriedade ao seu projecto
Faça uma surpresa!
Ideias para surpreender
Fim-de-semana Plako
Equipa enfrenta o mistério durante dois dias
Novo módulo: Quantidade mínima por produto
Defina quantidades mínimas de encomenda na sua loja online.
Page Speed Service: a nova ferramenta da Google
Velocidade de carregamento de páginas até 60% mais rápida.
Estatísticas relativas ao uso da Internet
Agora disponíveis no website da Plako.
PackCMS: os novos pacotes de produtos Plako
Conjuntos de módulos a preços bastante competitivos.
Compra de domínios .xxx
Bloqueio de dominios .XXX limitado até 28 de Outubro.
Domínios .eu.com
A combinação de uma presença .eu com o reconhecimento da extensão .com
Leis do Comércio Electrónico
Legislação portuguesa em vigor disponível para consulta.
A Plako apadrinha um burro
Viagem a Miranda do Douro com a equipa Plako!
PayPal vai passar a ter sistemas de pagamento para lojas
Meios de pagamento virtual vão integrar o mundo real.
Google+ disponível para todos
Rede social da google oficialmente disponível a partir de hoje.
Plako recebe visita oficial
Póvoa de Lanhoso celebra 719 anos.
Empresas na área da Internet devem ser mais ecológicas.
Gigantes tecnológicos demasiado poluentes.
Novo módulo: Selecção de moeda
Mais direitos para os consumidores online
Novas regras a nível europeu.
Innovation Challenge: Plako apurada para a 2ª fase.
Concurso de Inovação com preocupação ambiental
Novo módulo: Indexador de ficheiros
Pesquisar em documentos PDF/Microsoft Word/OpenOffice
Google acaba com alguns serviços
Menos serviços para uma maior qualidade
Novo módulo: Integração com sistema de encomendas Chronopost
Estado/Localização de encomendas com um clique.
Manual: Estatísticas de Alojamentos
Novo manual, passo-a-passo
Vales de 75€ para gastar com Google AdWords
Oferta de um vale por cada novo alojamento
Número de empresas com presença na Internet continua a crescer
Aumento de 20% desde 2003
Yahoo! com vários compradores interessados
Microsoft e Google defrontam-se mais uma vez
Novo módulo: Sistema de pagamento Easypay
Pagamentos por Visa Mastercard e American Express
Disney e Youtube fazem parceria
Novas séries exclusivas online
10% dos portugueses fazem compras online
Confiança no comércio electrónico continua a crescer
Novo módulo: Regras sobre encomendas
Ofereça vantagens sobre as encomendas
É bom saber
Google destaca segurança na Web
Novas tendências no mundo dos Browsers
Internet Explorer perde terreno no último ano
Banco Alimentar promove recolha online
Ajudar quem precisa sem sair de casa
Quais as piores passwords de sempre?
As 25 passwords a NÃO utilizar
Novo PackCMS: org@cms
org@cms: o pacote ideal para instituições
Novo módulo: Gestão de sócios
Gerir sócios e quotas de forma simples
Factura Electrónica dá que falar
Generalização do uso da factura electrónica prevista para breve
UE batalha pela protecção de dados
Mais poderes para as autoridades de protecção de dados na UE
O mais recente produto: mobile@plako
Plako desenvolve aplicações mobile
Fundo de garantia para potenciar a inovação nas PME
Iniciativa europeia ajuda PMEs
Microsoft mostra Windows Phone online
Microsoft tenta convencer utilizadores da concorrência
Atualizar base de dados e imagens de produtos nunca foi tão fácil!
Atualizar todas as imagens com um clique de rato e os preços de todos os produtos da loja-online são as duas novas opções disponíveis no gestor de conteúdos CMS que são disponibilizadas gratuitamente para todas as lojas com a tecnologia cms@plako.
Novo servidor SMTP newsletter
Um novo servidor de newsletter (SMTP) está agora disponível para todos os clientes com o serviço de alojamento Enterprise.
Novo Hardware reforça a estrutura da Plako
Um conjunto de novos servidores melhoram a capacidade de processamento e lançam novos serviços.
Domínios a preços Imbatíveis
Com o objetivo de fornecer os melhores ganhos para todos os parceiros, a Plako realizou um extenso estudo de mercado com vista à escolha de novos fornecedores (registars) para transformar a sua oferta de domínios altamente concorrencial com qualquer fornecedor nacional.
Atraso na entrega de mensagens para o Hotmail
Alertamos todos os nossos parceiros que, devido a causas que nos são alheias mas que estamos a verificar junto da Microsoft, algumas mensagens com destino ao HotMail (domínio hotmail.com, por exemplo) estão a sofrer atrasos na entrega.
Project com listagem de todas as contas de email
O project conta a partir de hoje com uma nova opção (Alojamentos > Contas de email) que permite gerar um excel (xlsx) com uma listagem de todas as contas de correio eletrónico dos alojamentos de um parceiro.
Nova mensagem do sistema para aviso de limite de quota
Uma nova funcionalidade ao nível do serviço de email permite que qualquer conta de correio eletrónico receba notificações por mensagem sempre que a percentagem da sua quota atinja os 80%. Esta funcionalidade, disponível nos novos servidores de email, é aplicada ao serviço de alojamento Startup ou Enterprise.
Suporte para novos suportes de Imagens
Mais de 100 diferentes formatos de imagens são agora suportados pela plataforma cms@plako, permitindo carregar para o projeto praticamente qualquer formato conhecido atualmente.
Novas opções no filtro de exportação de emails
Duas novas opções no filtro de exportação da lista de contas de correio de um parceiro facilitam o trabalho de segmentação da lista de contactos.
e-marketing com novas funcionalidades
Relatórios de envio, envio de múltiplas listas em simultâneo e a cópia de newsletters arquivadas são as novas funcionalidades disponíveis no serviço e-marketing.
RoundCube com opção para alterar a palavra-chave
O cliente de webmail RoundCube já permite a alteração de uma palavra-chave através de oção própria nas configurações.
eMarketing com as funcionalidades de tracking
Um extenso relatório com apoio de gráficos (consulte aqui um exemplo) são as novas funcionalidades presentes no serviço de eMarketing da Plako. Para além do tradicional tracking, torna-se possível conhecer em detalhe, a distruibuição de leituras por horas/dias, sistemas operativos, tipos de clientes de email, motivos dos retornados válidos / inválidos, entre outros importantes gráficos e tabelas.
Software de faturação Plako com suporte para IVA de caixa e atualização da estrutura do ficheiro SAF-T
O software de faturação da Plako já contempla as alterações relativas à introdução do novo regime de contabilidade de caixa em sede de Imposto sobre o Valor Acrescentado (regime de IVA de caixa), desde a data em que este entrou em vigor, no passado dia 1 de outubro, conforme Decreto-lei nº 71/2013.
Plako apoia almoço organizado pela AEBA
A Plako apoiou um almoço no âmbito das comemorações do 13º aniversário da Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA) - da qual é membro associado - no dia 16 de Novembro, no restaurante Regalo na Trofa.
Recupere contas de email removidas
Uma nova funcionalidade disponível no serviço de alojamentos da Plako permite recuperar todas as mensagens de email quando remove, por engano, uma conta de correio eletrónico.
SPAM ou spam?
Este artigo refere-se naturalmente ao envio de mensagens de correio eletrónico não solicitadas, mas [uma curiosidade engraçada] sabia que ao falar sobre SPAM podíamos estar a referir-nos a uma conhecida marca americana de presunto enlatado (Spiced Ham)?
Plako doa 200 Carvalhos ao Município da Póvoa de Lanhoso
Plako celebra o seu 9º aniversário
Realizou-se ontem um jantar comemorativo do 9º aniversário da Plako, no decorrer do qual foi dado destaque aos objetivos traçados para a empresa em 2014.
Nova funcionalidade: Deseja gravar?
A partir de agora, nunca mais perderá informações ao fechar uma janela do gestor de conteúdos por lapso.
Nova funcionalidade: Histórico de operações
Saber quem removeu, alterou, inseriu ou até mesmo que termos utilizou numa determinada pesquisa e quando, são algumas das respostas que esta funcionalidade permite consultar.
Ano novo, novas funcionalidades: Software de Faturação
O software de faturação da Plako já suporta guias de transporte com comunicação automática à Autoridade Tributária.
Ano novo, novas funcionalidades: Módulo de subscrição de Newsletter
Foi criada uma nova funcionalidade que vem assegurar que a sua Newsletter só poderá ser subscrita pelo utilizador legítimo de um dado endereço de correio eletrónico.
SAFT-PT v1.3 certificado pela Autoridade Tributária
A nova versão 1.3 do ficheiro XML SAF-T (PT) de acordo com a Portaria n.º 274/2013, de 21 de agosto já se encontra certificada pela Autoridade Tributária.
7 pecados "mortais" do email
Um estudo da Kingston Business School identificou os 'sete pecados mortais do email', que serão os hábitos, relacionados com a sua utilização, potencialmente mais perigosos e, como tal, os que deve evitar a todo o custo.
Descoberta automática na configuração de contas de email
Serviço de alojamento dispõe de nova funcionalidade que torna mais simples a configuração das contas de correio eletrónico.
10 anos de Facebook
A rede social Facebook comemorou ontem 10 anos, mas quem teve direito a presente de aniversário foram os seus utilizadores.
Nova funcionalidade evita marcações de SPAM
Novo aplicativo para impedir ataques de SPAM.
Portugal vai ter o seu primeiro multibanco de moeda digital
Primeiro 'multibanco' de Bitcoins - concebido por um designer português e produzido em território nacional - será instalado em Portugal, na cidade de Matosinhos.
Plako desenvolve 1º sistema de pagamento online para banco angolano
Qualquer loja online desenvolvida através do cms@plako pode, a partir de agora, fazer transações através do líder do mercado bancário angolano.
Novo módulo: Mapa de férias
Apercebendo-se da necessidade de muitas empresas em simplificar o processo de marcação de férias, a Plako disponibiliza agora um módulo que vem responder a este problema.
Sugestões de como a tecnologia pode facilitar as suas férias
Sugerimos algumas aplicações que podem facilitar o processo de organização das suas férias.
O email continua a ser uma valiosa ferramenta de marketing
Oferecer conteúdos de valor acrescentado, via email, poderá ser uma excelente forma para conquistar a fidelidade dos clientes e consequentemente garantir um bom retorno em termos de investimentos.
Conseguir mais subscritores
Para aumentar o número de recetores das suas comunicações via email, a Plako disponibiliza agora a possibilidade de inserir o formulário de subscrição de uma newsletter em qualquer sítio da internet.
Plako assinala Dia Mundial da Floresta
Carvalhos doados pela Plako partiram ontem para os viveiros municipais.
Atualização dos requisitos técnicos para instalação em servidores externos
Esta atualização visa essencialmente salvaguardar o interesse da Plako e dos parceiros.
Novos indicadores na plataforma de alojamentos
A pedido dos parceiros, foi desenvolvida e testada uma nova solução no project.
Content Marketing em geral, e mensagens visuais em particular, são fundamentais
O ‘Content Marketing’ na ordem do dia.
Novo módulo: Integração com Pinterest e Instagram
Nova funcionalidade permite exibir o feed de publicações na página web do cliente.
Configuração do email em dispositivos móveis
Tutoriais passo-a-passo para configurar o email em Android, iOS e Windows Mobile.
Servidores da Plako protegidos contra o Heartbleed
Porque a segurança dos seus parceiros (e consequemente dos clientes finais) é a maior prioridade da Plako.
Na Póvoa de Lanhoso vai nascer uma Utopia
Aproxima-se o primeiro evento público que dará lugar ao arranque oficial do projeto Utopia.
Novo módulo: Lista de Produtos Favoritos
Após login, é possível o utilizador aceder à sua lista de produtos favoritos, a qualquer altura.
Plako na TSF
Utopia em reportagem na rádio TSF.
Novo módulo: Cupões de desconto
Cupão de desconto pode ser vital para fechar uma venda online.
Nova funcionalidade: Remoção de múltiplos registos
Todos os projetos desenvolvidos na plataforma cms@plako terão esta funcionalidade automaticamente disponível, sem qualquer custo adicional, bastando apenas que atualize a extensão do CMS.
Novos módulos: Login com Twitter e Google+
Poupe os seus utilizadores ao processo de preenchimento de um novo formulário de registo.
Tem acompanhado a nossa UTOPIA?
Vídeo da Cerimónia de Lançamento do 1º Pneu.
Plako ajudou a eleger vencedor municipal de "Desafio Empreendedor"
Dos 12 projetos submetidos a concurso, foi eleito vencedor um projeto ligado às soluções aeronáuticas, através da empresa “Wing - aeronautic Solutions”.
Novas Regras de Registo de Domínios .pt
Novas regras entram em vigor já no próximo dia 16 de Junho.
Retrocesso na proteção dos pagamentos pela Internet
Decreto-Lei n.º 24/2014 de 14 de Fevereiro, entra em vigor já na próxima sexta-feira (13 de Junho).
Integração com 'Recebe Já' do Banco Popular
O módulo Formas de Pagamento (FP) do cms@plako, que já contava com 7 sistemas de integração diferentes, permite agora também a integração com este novo serviço de pagamento.
Novo módulo: Idioma por domínio
Para facilitar a indexação por motores de busca.
Guias de remessa
O software de faturação da Plako foi atualizado.
Novo módulo: Entrega ao domicílio por raio de ação
A distância é calculada segundo a fórmula de Haversine.
Alterações ao serviço eMarketing@plako
O serviço de envio de newsletters (eMarketing@plako) sofreu algumas alterações relativas às suas regras de funcionamento.
Atualização dos requisitos técnicos para instalação de projetos cms@plako em servidores externos
Adição da biblioteca GMP.
Novo módulo: MB-Sibs
Solução tecnológica para um volume elevado de referências multibanco (+5000/mês).
Já conhece o FBIQ?
É um novo recurso online disponibilizado pelpo Facebook e promete ajudar os profissionais de marketing a compreender as pessoas.
Novo mecanismo para envio de e-mails de forma segura
Esta atualização reduzirá ao mínimo quaiquer possibilidades de tomada de palavras-chave por vírus e spyware.
Software de faturação atualizado de acordo com novas regras
As empresas têm o dia 31 de janeiro como data limite para submissão do seu inventário em formato digital.
Empreendedorismo na Póvoa de Lanhoso
Moisés Campos foi convidado a moderar um painel do Seminário "Comunidade Empreendedora".
Novo módulo: Integração DHL
Inclui sistema de tracking que permite aos clientes consultar o estado e a localização da encomenda.
Plako comemora 10º aniversário
As comemorações irão decorrer durante 2015 e 2016, culminando com a inauguração do edifício Utopia.
Substituição do Terciário DNS dos parceiros
Deverá ser alterado de ns14.<DOM_PARCEIRO> (62.193.196.31) para ns47.<DOM_PARCEIRO> (151.236.60.58). O antigo terciário será desligado a partir do próximo dia 15 de Maio (sexta-feira).
Litígios com presença obrigatória em todas as lojas online
Entra hoje em vigor a resolução de litígios de consumo em linha, em inglês ODR (online dispute resolution).

Plako renova infraestrutura de servidores
A Plako inicou desde o passado mes de Novembro o processo de substituição da sua plataforma de servidores (anteriormente da marca IBM) por uma nova estrutura (servidores HP). Esta nova plataforma mantém o mesmo espaço de armazenamento mas aumenta a capacidade de memória e processamento dos atuais 16 cores de processador e 24Gb de memória RAM, para 48 cores e 140Gb de memória RAM.
Certificados digitais (https)

Ter um certificado SSL é um factor determinante para o posicionamento natural de um site no Google.

Através da instalação de um certificado digital num website, toda a comunicação do computador para o servidor ocorre através de um canal codificado (em particular, a troca de dados pessoais como por exemplo, as ocorridas em lojas online).

Um certificado SSL transmite segurança e credibilidade aos clientes.

Novas regras de Protecção de Dados estabelecem multa até 20 milhões de euros

Website e lojas online em não conformidade com a nova regulamentação para a Protecção de dados (em vigor a 25 Maio de 2018) podem incorrer em multa de 20 milhões de euros ou até 4% do volume de negócios global das organizações.

Regime Geral de Proteção de Dados (RGPD) - II
O Governo Português aprovou, em Conselho de Ministros no dia 22 de Março, a transposição da Lei Europeia que define o novo Regime Geral de Proteção de Dados (RGPD) que obriga a alterações, em alguns casos substanciais, nas soluções de presença institucional, lojas online e extranets.
Posso configurar a minha conta de email em modo IMAP?
Sim. Para tal basta mudar o protocolo de POP3 para IMAP . Toda a restante configuração mantém-se.
Opção de escolha de tamanho no editor avançado do web@plako.
No ficheiro editores.php existe uma listagem de botões, nomeadamente:

$editor500->botoes[40] = 0; (Tipo de Letra)
$editor500->botoes[41] = 0; (Tamanho)
$editor500->botoes[20] = 0; (Cor do Texto)

Geralmente, estes estão sempre a 0 (i.e. não surgem). Para que surjam no editor avançado o valor deverá ser 1.

Que nome poderá ter o meu domínio .pt?

Caso se trate de uma pessoa colectiva, o nome do domínio deverá coincidir com o nome, a firma ou a denominação da mesma.

No caso de um titular de marca registada é possível o registo. Para mais informações consulte a FAQ "Quais as condições para registo de domínios .pt, tendo por base uma marca registada?".

Se se tratar de uma entidade pública, o nome do domínio deverá coincidir com o nome que constar na publicação em Diário da República (DR).

No caso dos empresários em nome individual, o nome do domínio deverá coincidir com o nome, a firma ou denominação do mesmo, devidamente registado.

O meu alojamento tem os requisitos necessários para receber um website web@plako?
Para confirmar os requisitos ao nível do PHP, o mais simples será criar um ficheiro na estrutura do website chamado info.php, com o seguinte conteúdo:
phpinfo();

Ao chamar esta URL, poderá visualizar a configuração do PHP existente no servidor.

Realizando esta operação, poderá consultar na caixa acima do título "PHP Credits", uma caixa com um logo da Zend e com a informação:
    This program makes use of the Zend Scripting Language Engine:
    Zend Engine v2.2.0, Copyright (c) 1998-2007 Zend Technologies
        with eAccelerator v0.9.5.3, Copyright (c) 2004-2006 eAccelerator, by eAccelerator
        with the ionCube PHP Loader v3.1.34, Copyright (c) 2002-2009, by ionCube Ltd., and
        with Zend Extension Manager v1.2.2, Copyright (c) 2003-2007, by Zend Technologies
        with Zend Optimizer v3.3.3, Copyright (c) 1998-2007, by Zend Technologies

Isto é, o servidor em questão, dispõe do Zend Optimizer v3.3.3.
O que acontece se um website com módulo de newsletter for alojado noutro servidor que não os da Plako?

Nos casos em que o alojamento de um website não for realizado nos servidores da Plako, todo o sistema de tratamento automático de retornados não estará disponível.

O sistema de envio também é diferente, visto que não é realizado automaticamente por um sistema externo.

Não serão disponibilizadas as funcionalidades que permitem atribuir crédito aos clientes através da área de clientes do parceiro; isto é, não é possível limitar (ou mesmo gerir) os Kb de cada cliente para o envio de newsletters.

O meu website foi desactivado, contudo ainda surge nas pesquisas do google. Qual a razão?
Dado que o conteúdo já não se encontra disponível na rede, é normal que ainda surja nas pesquisas. O motor da google não está constantemente a passar pelo website e, mesmo que passe e não encontre a informação, serão necessárias mais algumas passagens para que o conteúdo seja marcado como inválido.

No entanto, se pretende acelerar este processo, poderá consultar a seguinte informação https://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=164734 disponível no website da Google.
Pretendo colocar o sistema de pagamento por Multibanco na minha loja online.
Para integrar o sistema de pagamento por Multibanco na sua loja online, será necessário o registo no website https://www.comprafacil.pt/. Depois, deverá enviar os dados de acesso (login e password) para a Plako.
Pretendo colocar o sistema de pagamento PayPal na minha loja online.
Para efectuarmos a integração do sistema de pagamento Paypal com a sua loja online, basta que nos envie o seu utilizador e password da conta PayPal.
Se um site tiver o módulo de estatísticas de conteúdos, é possível haver uma área no frontoffice com as notícias mais lidas?

Sim, é possível. No entanto, para saber quantas vezes um registo foi lido, não é necessário o módulo de estatísticas, basta existir o módulo "Contador de Leituras".

Pesquiso imagens do meu website no google, mas estas não surgem. O que posso fazer?
Para que as imagens surjam nas pesquisas do google, uma das soluções poderá passar por colocar a tag "alt" e "title"* em todas as imagens existente no website.

NOTA:
  • A indexação das imagens não é imediata. Assim sendo, a partir do momento que colocar a tag em todas as imagens, deverá aguardar algum tempo até que o google analise essas imagens. Poderá também, para agilizar o processo, solicitar uma nova avaliação do seu website por parte da google.

  • Depois de algum tempo, poderemos avaliar novamente o impacto destas alterações.

* As tags "alt" e "title", isoladamente, podem não ser lidas por todos os browsers. Assim, sugerimos a utilização de ambas.
Estou constantemente a receber os mesmos recibos de leitura.
Esta situação pode ocorrer por vários motivos, sendo o mais frequente ter sido atingida a capacidade máxima do Outlook (2Gb de mensagens guardadas).

Para verificar se é este o motivo, basta fechar o Outlook e utilizar o webmail durante 1-2 dias. Se não se verificar a mesma situação no webmail, então a questão estará mesmo no Outlook.

Poderá também remover algumas mensagens do seu Outlook ou rever as configurações e voltar a testar.

Caso a questão não seja assim resolvida, por favor entre em contacto com a Plako através do email suporte@plako.net
Quais os cuidados a ter quando carregamos um conteúdo dinâmico?
Sempre que é utilizada a função dn(...) no html para carregar conteúdo dinamicamente, é necessário adicionar um parâmetro à url. Este parâmetro permite corrigir a seguinte situação:
    Quando um utilizador faz login ou logout, se o último pedido foi por um dn, será dirigido para a página carregada dinamicamente. Com o parâmetro, o utilizador será dirigido para a página de login ou logout configurada para o website.

Por exemplo:
    <td onclick="loadToINS('/?it=teste&co=20&cop=50&bypass=1')">Listagem por DN</td>


    Desta forma,  sempre que carregamos um conteúdo dinâmico por dn é necessário acrescentar no link: &bypass=1.

Tenho um website alojado noutro servidor, é possível transferir para a Plako?
Para verificar se é possível ou não alojar o website nos nossos servidores, é necessário que o código do website seja analisado pelos técnicos da Plako. Para tal é necessário que nos seja facultada a seguinte informação:
 
  • Acesso a um Cpanel ou ferramenta equivalente.
  • Acesso FTP (se não tiver um cpanel)
  • Ano de colocação do website online.
É possível instalar um website num alojamento externo com MySql 4.1.20?
Não conseguimos garantir que seja possível, neste momento, instalar um website num alojamento externo com MySql 4.1.20, mas sabemos que determinadas funcionalidades requerem já a versão 5. No entanto, estas funcionalidades só são utilizadas em determinados contextos.

Só é possível verificar testando.
Quais os passos para a transferência de domínios .pt?

Para a transferência de um domínio na FCCN é necessário:

  • O titular do domínio terá de solicitar a alteração da entidade gestora do domínio. Para tal, deverá aceder ao website da DNS (https://www.dns.pt), com o login e password facultados aquando do registo do domínio.

  • Após aceder ao link "Área Reservada", deverá clicar em "Os meus dominios" e seleccionar o domínio do qual pretende alterar a entidade gestora, clicando no numero do processo.

  • Depois de entrar na página com a informação do domínio que pretende transferir, será necessário aceder à área "Entidades Relacionadas" e clicar no link "Acções", seleccionando "Transferir Gestão de domínio". Logo que confirme, será enviado um email para o titular do domínio com:
    • ID do domínio
    • Domínio
    • Chave de Autorização.

  • Estes dados deverão ser reencaminhados para a Plako, para que passemos a gerir o domínio. A alteração do responsável técnico é feita posteriormente pela Plako, visto que apenas a entidade gestora o poderá fazer.

NOTA: Terá de ser sempre o titular do domínio a solicitar a alteração da entidade gestora.

Quais as condições para registo de domínios .pt, tendo por base uma marca registada?
De acordo com o Regulamento de Registo de Domínios de .PT em vigor, os domínios .pt que tenham por base uma marca registada devem cumprir os seguintes requisitos:
  • O nome do domínio deverá coincidir inteiramente com o sinal da marca registada.

  • Apenas são admitidas como base de registo as marcas nominativas e efectivamente concedidas. Apenas com o pedido de registo de marca não é possível registar um domínio .pt.
Quais os passos para a transferência de domínios .com, .eu ou .org?

Para transferência de domínios .com, .eu ou .org é necessário:

  • O domínio terá de estar disponivel para tranferência, ou seja, deverá estar no estado "OK" ou "Unlocked".

  • Será necessário que nos facultem o Authorization Code do domínio para que possamos iniciar a transferência. Esse código deverá ser solicitado ao fornecedor do domínio.
Posso alojar um projecto cms@plako noutros servidores?
Não. Para já, apenas é possível alojar noutros servidores projectos desenvolvidos com a tecnologia web@plako (requisitos necessários aqui).
O meu projecto web@plako tem um componente multimédia de vídeo. Posso alojá-lo noutros servidores?
Não. O componente multimédia de vídeo apenas funciona quando alojado o projecto nos servidores da Plako. De outra forma os vídeos terão de ser introduzidos através do componente de documentos.
Posso gerar mapas de tradução para o meu projecto?
Depende do projecto.

Os projectos realizados na plataforma web@plako implicam que, para alterar um mapa de tradução, seja requirido à Plako o ficheiro. Esse ficheiro xml será então enviado por email e, mediante a sua devolução, o mapa de tradução será actualizado pela Plako.

Para projectos realizados na plataforma cms@plako, a geração de mapas de tradução pode ser feita sem recorrer à Plako, utilizando apenas as ferramentas disponíveis na gestão das interfaces do projecto (https://project.[domínio do parceiro]). Para saber como gerar mapas de tradução consulte o manual técnico.
É possível que vários endereços de correio electrónico recebam uma mensagem do formulário de contactos?
Sim é possível. Basta que os endereços sejam separados por vírgulas no campo correspondente.
Quando importo o mapa de tradução para o projecto surgem erros.
Aquando da edição do código HTML numa interface do frontoffice, é necessário ter em atenção que o texto que surge na tag de tradução: <!--T:Texto a traduzir-->, não contenha espaços iniciais / finais, ou seja, não se apresente como <!--T: Texto a traduzir-->, <!--T: Texto a traduzir --> ou <!--T:Texto a traduzir -->. Isto é extremamente importante porque, quando o mapa de tradução é exportado, o Excel/OpenOffice retira todos os espaços antes e depois da frase, pelo que quando o ficheiro é novamente importado, o termo original não corresponde ao importado. Isto torna o sistema de tradução impossível de funcionar corretamente.

Deverá ser necessário igualmente ter em atenção que sempre surjam dois espaços seguidos (ex. Texto  a traduzir), a questão anterior volta a repetir-se. 
Como devo editar o mapa de tradução?
Quando exportar o ficheiro translation_map.xlsx (consulte o manual técnico para saber como exportar), basta editar as colunas referentes às línguas que pretende introduzir/alterar. A primeira coluna - termo - nunca deverá ser alterada. As colunas que não forem preenchidas se-lo-ão pelo texto que estiver definido na coluna termo.
Quando respondo a uma mensagem de email enviada pelo meu website, através de um formulário, esta é enviada para mim e não para o cliente.
Quando o administrador recebe um email de pedido de contacto, por exemplo, (ou outro que envolva interacção com o utilizador que preencheu o formulário no website), nunca poderá responder à mensagem recebida através do botão Responder (ou Reply), como habitualmente. Uma vez que o email é enviado pelo website directamente, estaria a responder para o projecto e não para o cliente. Assim, deverá ser copiado o email que, no corpo da mensagem, surge como o campo preenchido pelo cliente no campo Email e colado como remetente numa nova mensagem.
Como obter os cabeçalhos de uma mensagem de correio electrónico?
Os cabeçalhos de correio eletrónico de uma mensagem permitem obter informação valiosa para o correto diagnóstico de um pedido de suporte relacionado com a troca de mensagens de correio electrónico de/para os servidores de email da Plako.

Para facultar corretamente estes mesmos cabeçalhos à Plako, deverá:
  • Outlook: Clicar duas vezes sobre a mensagem, de forma a abrir a mensagem numa janela separada, selecionar "Ficheiro", depois clieque sobre "Propriedades" e na nova janela que irá surgir, copie o conteúdo presente em "Cabeçalhos de Internet";
  • Mozilla Thunderbird: Seleccionar a mensagem de email e sobre a mesma utilizar o atalho do teclado Ctrl+U, também pode fazê-lo, clicando duas vezes na mensagem de email pretendida e no canto superior direito na opção "Mais", seleccionar "Ver Fonte";
  • Sapo Mail: Clicar duas vezes sobre o email (até abrir o mesmo numa nova janela), nesta clique sobre o ícone - "Ver Código Fonte";

  • Webmail (Roundcube): Selecionar a mensagem de email (com um clique sobre a mensagem), clique sobre "Mais", no menu do Webmail e selecione "Mostrar código fonte".
Porque motivo recebo mensagens de confirmação de entrega sempre que envio uma nova mensagem de email?
Sempre que enviar mensagens de correio eletrónico e, receber de volta, uma mensagem a indicar para cada diferente destinatário, que a mensagem foi entregue. Algo como por exemplo:

This is the mail system at host [82.102.27.185].

Your message was successfully delivered to the destination(s) listed below. If the message was delivered to mailbox you will receive no further notifications. Otherwise you may still receive notifications of mail delivery errors from other systems.


                  The mail system

<xxxxx@xxxxx>: delivery via dovecot: delivered via dovecot

   service

<yyyyy@yyyyyy>: delivery via dovecot: delivered via dovecot

   service

<zzzzz@zzzzz>: delivery via dovecot: delivered via dovecot

   service

É porque o seu cliente de email tem configurado o pedido de recibo de entrega para todas as mensagens enviadas.

No Microsoft Outlook, esta opção pode ser ativada/desativada na seguinte janela:
Ferramentas > Opções > (separador) preferências > Opções de correio > Opções de controlo > retirar/colocar o visto em "Recibo de entrega".


Qual o significado de "4.5.3 Error: too many recipents"
No processo de envio SMTP, se obter uma mensagem (logo no envio) com o erro "4.5.3... too many recipents" indica que o servidor de email rejeitou a mensagem porque foram colocados mais destinatários do que o o limite autorizado para esse mesmo servidor.

Os limites configurados para os diferentes servidores de email do serviço de alojamento da Plako são:

Servidor/Tipo de serviço Limite do número de destinatários
Startup 25
Enterprise 25
Newsletter (servidor newsletter.domínio) 1000

As limitações aplicadas ao tipo de serviço Startup e Enterprise ocorrem porque não é função destes servidores o envio de uma mesma mensagem para um grande número de diferentes destinatários. Quanto ao servidor de newsletter, apesar de existir o limite de 1000 diferentes destinatários, esta forma de envio (grande número de destinatários) é altamente desaconselhável porque a generalidade dos servidores de email destino irão marcar automaticamente as mensagens com um número elevado de CC's como SPAM.

De recordar igualmente que o envio de mensagens, através que qualquer um dos servidores, para destinatários que não tenham explicitamente indicado a intenção de receber mensagens publicitárias é considerado crime de acordo com a legislação nacional e passível de suspensão do serviço de alojamento.
Quais os passos necessários para criar a conta no PayPal?
Deverá:
  1. Aceder a https://www.paypal.com
  2. Clicar no link "Novo no PayPal? Inscreva-se"  - caixa de login da 1º coluna:
  3. Selecionar o botão "Abra uma conta" na caixa "PayPal para negócios";
  4. Preencha corretamente os formulários dos passos seguintes;
  5. Após finalização do registo e realização do primeiro login, deverá validar o seu cartão de crédito, através de link próprio existente na homepage da sua área reservada;

Quando faço pre-visualizar a minha newsletter de teste no browser não me surge as imagens porquê?

Pré-visualizar as imagens da newsletter não surje em outros browsers pela seguinte razão: As imagens debaixo do nível do CMS (project.welink.pt/op/?co=....) só são acessíveis para utilizadores que tenham sessão iniciada no CMS, isto é, imagens dentro do CMS só são acessíveis a browsers com sessão (isto é uma medida de segurança - pode ser alterado no futuro, mas ainda requer algum trabalho). 

Desta forma, durante o processo de envio de teste só é possível consultar nos browsers para os quais exista sessão de utilizador. 

Já no estado de envio, as imagens são alteradas para outra url (op/newsletter) estas sim, com possibilidade de serem consultadas por browsers sem sessão. 


Como posso confirmar se um determinado domínio já está configurado nos servidores DNS?
Tomemos por exemplo os domínios:
  • test-work.com
  • test-problem.com

E os seguintes servidores DNS:

  • ns9.parceiro.com
  • ns11.parceiro.com
  • ns14.parceiro.com

A partir da linha de comando do DOS / Linux:
> nslookup

Ferramenta que consegue fazer "Perguntas" aos servidores DNS.

> set type=NS               (1)
> test-work.com           (2)

(1) - NS é a abreviatura de Name Server - Isto é, definimos que o tipo de perguntas que queremos realizar são: "Quais os servidores DNS do domínio dado".
(2) - Depois introduzimos um, ou mais, domínios. Para cada um deles (seguido de "enter") a aplicação vai procurar quais os servidores DNS que estão a responder por aquele domínio.

Se a pergunta não der qualquer resultado, então, muito provavelmente acontece uma de duas coisas: Ou está em cache negativa DNS ou o domínio não está configurado em nenhum servidor DNS.

Exemplo de pergunta com resposta e sucesso:

> test-work.com
Server:                ns9.parceiro.com
Address:        195.22.XXX.XXX#53

test-work.com        nameserver = ns9.parceiro.com.
test-work.com        nameserver = ns11.parceiro.com.
test-work.com        nameserver = ns14.parceiro.com.

Podemos verificar que, face à pergunta "Quem são os servidores DNS para o domínio test-work.com", foi obtida uma resposta com três diferentes servidores DNS, isto é, resultado afirmativo.


Exemplo de uma pergunta com erro:

> test-problem.com
;; connection timed out; no servers could be reached


Sobre a pergunta: "Quais são os servidores DNS para o domínio test-problem.com" tivemos um triste resultado a indicar que não conseguiu descobrir nenhum servidor DNS para aí orientado... Conforme referido isto quer dizer uma de duas (principais) razões: Caches DNS - isto é, fez a query enquanto o domínio ainda não estava configurado e, depois, mesmo configurado, continua a dar o mesmo erro. Isto está relacionado com as caches DNS que estão espalhadas pelo mundo. Se for este o caso, é normal acontecer num local abrir e noutro não (local - um computador num determinado local e outro geograficamente distante - em redes locais diferentes) ; A segunda possibilidade indica que os servidores DNS anunciados (pelo registar) ainda não têm o domínio configurado.


O que significa a mensagem de erro "said: 554 5.7.1 - (...) blocked using XX.spamcop.net"
Sempre que uma conta de correio eletrónico de um domínio que não esteja alojado no universo Plako tentar enviar uma mensagem de correio eletrónico para uma conta de um domínio alojado na Plako e receber, na mensagem de resposta, algo com a indicação de que a mensagem não conseguiu ser entregue e na justificação for apresentado algo como:
   
	host relay.XXXX (Domínio do parceiro) [195.22.20.XXX] said: 554 5.7.1
 	Service unavailable; Client host [XXX.XXX.XXX.XXXX] blocked using
	bl.spamcop.net; Blocked - see https://www.spamcop.net/bl.shtml?XXX.XXX.XXX.XXX

Significa que o servidor de email emissor está em lista negra da SpamCop.
Isto representa que não existe nenhum problema com os servidores de email da Plako. Por outro lado, o emissor da mensagem deverá entrar em contacto com o suporte do seu sistema de email e reportar que as suas mensagens estão a ser recusadas porque o IP do servidor de email está em lista negra.

Uma vez mais, para este erro em particular a Plako não consegue interferir nem tomar nenhuma acção, uma vez que conforme explicado, o problema está  na origem do emissor da mensagem e não no seu destino (servidores de email da Plako). 
O que significa a mensagem de erro "554 5.7.1 … relay acess denied"
Para aumentar a segurança no sistema de envio de emails, os servidores da Plako estão equipados com um sistema de autenticação durante o processo de envio de mensagens. Consequentemente é necessário efetuar uma alteração na configuração da conta.

Por favor consulte aqui o nosso manual onde estão as instruções para proceder às alterações necessárias.
Com a introdução do novo mecanismo para envio de e-mails de forma segura - TLS/SSL - deixamos de ter ligações SMTP pela porta 25?
A PLAKO não bloqueou a porta 25, mas a generalidade dos fornecedores de acesso à Internet (ISP - Internet Service Providers) estão a proceder ao bloqueio da mesma por questões de segurança, relacionadas sobretudo com a possibilidade de tomada de palavras-chave por vírus e spyware.

Recomendamos a seguinte leitura:
https://www.plako.eu/_novo_mecanismo_para_envio_de_emails_de_forma_segura

Pode ainda consultar um tutorial com os passos para ativar o novo mecanismo de segurança da ligação:
https://www.plako.eu/_seguranca_da_ligacao_tlsssl

Nota: Apesar de aconselhável, a opção pelo método de segurança da ligação - TLS/SSL - fica ao critério do cliente/parceiro, não sendo obrigatória. No entanto, caso o seu ISP bloqueie a porta 25, terá que fazê-lo.
No meu alojamento surge a mensagem "Serviço não configurado no servidor de email". Posso criar emails?
Quando se trata de uma transferência de alojamento, o serviço de email não é imediatamente configurado, mas apenas quando este serviço é colocado a responder pelos nossos servidores. No entanto, pode e deve criar as contas de email, sem qualquer problema.
Como posso obter / saber qual o IP público de internet que estou a utilizar no meu computador?
O IP público, utilizado pelas empresas / particulares para acesso à internet, raramente é o mesmo que o IP configurado manualmente (ou via DHCP) no próprio computador. Isto ocorre porque geralmente o computador de cada utilizador está numa chamada rede local (inacessível por defeito a partir do exterior) num conjunto de IP's apenas destinados a redes locais e privadas.

No entanto, o IP público pode ser muito útil para realizar diagnósticos de suporte em ações junto dos servidores da Plako ou dos parceiros. Uma forma muito simples de obter o IP público que cada cliente está a utilizar é recorrendo à seguinte página:

https://www.omeuip.com/

O conteúdo do campo IP apresenta o endereço de internet público que está a ser utilizado pelo posto.
O que é o servidor terciário de DNS?
Os servidores DNS são os serviços de internet responsáveis por realizar a tradução dos nomes de domínios para os respetivos endereços de IP, uma vez que os computadores comunicam entre si através de números que identificam moradas de internet e não através de nomes propriamente ditos.

Este serviço inclui ainda a informação de qual ou quais servidores são responsáveis por receber email num determinado domínio, e de qual ou quais são os servidores que disponibilizam o website, etc.

A Plako disponibiliza há mais de 4 anos um serviço de três servidores DNS, também conhecidos como primário, secundário e terciário. Os dois primeiros estão localizados no datacenter da Telvent em Lisboa, onde a Plako detém o grosso do seu conjunto de servidores, enquanto que o terciário se encontra num datacenter da AMEN.
É mesmo importante um servidor terciário DNS, não bastam dois?
Apesar de não ser obrigatório, todos os nossos parceiros são convidados a referir o terciário (mesmo que tenham apenas a possibilidade de identificar dois na configuração do domínio), por motivos de redundância.

Por exemplo, sempre que um servidor de email pretender enviar uma mensagem de correio eletrónico, para algum domínio que esteja configurado nos servidores DNS da Plako, este entra em contacto com os nossos servidores DNS para conseguir obter o IP. Se falhar o primário, tenta o secundário e, em último caso de falha, tenta o terciário. Se não conseguir nenhuma resposta positiva (estabelecer contacto com um dos três servidores DNS), então o servidor emissor vai assumir que o domínio de destino não existe na internet (o que não é verdade), devolvendo imediatamente uma mensagem de retorno para o emissor a informá-lo do exposto.

Por esse motivo é que a Plako teve que procurar uma rede diferente, num fornecedor diferente, para conseguir disponibilizar um terciário.

Desta forma, se por qualquer razão ocorrer um pico de tráfego, ou uma qualquer indisponibilidade de rede no datacenter da Telvent onde se encontram os principais servidores da Plako, o terciário garantirá que todos os domínios do universo Plako continuam a existir na Internet.
Porque motivo as respostas automáticas só funcionam uma vez para um mesmo endereço de correio eletrónico?
Quando ativam uma resposta automática, é normal a realização de testes para verificar se está tudo funcional. A realização destes mesmos testes de forma repetitiva não irá gerar os resultados esperados, isto é, receber uma resposta por cada envio.

Isto acontece propositadamente para evitar um efeito de ciclo. Imaginemos o seguinte cenário: A conta A está a mandar uma mensagem de email para a conta B. Ambas as contas têm uma resposta automática configurada. Se a conta A manda para a conta B uma mensagem de email, a conta B manda uma resposta automática para a conta A. Ao chegar a mensagem à conta A, esta envia uma mensagem automática para a conta B e por aí a fora... se não existir um sistema que registe e mantenha memória das respostas automáticas enviadas, existe um risco real dos sistemas entrarem em ciclo e inundarem os servidores de mensagens (basta duas contas para se chegar a este objetivo).

Desta forma é perfeitamente normal que dois envios de mensagens do mesmo emissor para uma conta com resposta automática em períodos curtos, não recebe as duas respostas.

Os servidores da Plako têm como intervalo de segurança entre envio de respostas automáticas para o mesmo destinatário, o valor de 24horas.
O que quer dizer 'Account limit exceeded' quando tento enviar um email?
O retorno imediato a indicar "Account limit exceeded" no processo de envio de mensagens de correio eletrónico pelo principal servidor, através de SMTP, é causado pelo facto de tentar enviar mais de 50 mensagens por hora.

Esta limitação existe para evitar que o envio de Newsletters, por parte dos clientes, seja efetuado a partir do principal servidor de email, o qual pretendemos que esteja sempre o mais liberto possível para o envio de mensagens mais importantes.

Para contornar este bloqueio, recomenda-se a utilização do servidor de email disponibilizado pela Plako, específico para o envio de newsletters SMTP.

Pode consultar aqui os passos para realizar essa configuração.
O que faço quando receber um email a referir que a quota da minha conta de correio ultrapassou os 80%?
Este email consiste num aviso automático de que está prestes a atingir o limite de espaço da sua conta de correio eletrónico.

Sempre que receber um email com este assunto tem duas opções:
  •  Eliminar alguns emails de que não necessite (incluindo a pasta lixo);
  •  Aceda ao project da sua empresa e, no alojamento em questão, clique no botão editar no canto inferior direito, depois clique na TAB Correio eletrónico, clique duas vezes na conta e, finalmente, defina o espaço pretendido."
O que é uma lista negra de servidores de email?
Os servidores da PLAKO estão ligados a milhares de outros servidores de email espalhados pela internet partilhando informação sobre as mensagens que vão recebendo e, principalmente, os testes a mensagens de SPAM.

A maior parte dessas listas têm mecanismos próprios para análise, determinação e marcação das fontes de SPAM e, na sua generalidade, são fidedignas e uma importante ferramenta de administração de sistemas que ajudam ao bloqueio de mensagens não solicitadas.

Um servidor marcado em lista negra significa que nenhuma mensagem oriunda desse mesmo servidor irá entrar na rede da PLAKO. De notar que a marcação é feita sobre o IP (endereço do servidor) e não num domínio ou conta de correio eletrônico em particular.

Se um dado servidor tiver 1000 diferentes alojamentos e o IP do servidor de email estiver em alguma lista negra, serão todas as mensagens que não irão ser aceites pelos nossos servidores e não uma ou outra em particular.

A evolução das técnicas de bloqueio levaram a que os emissores de SPAM criassem vírus e spyware para conseguir “roubar” as identidades (login e password) de endereços de correio eletrônico vulgares (vítimas) por toda a internet. Em sucesso, os SPAMMERS de forma completamente ilegal, passam a utilizar o servidor alheio para realizar os seus envios de SPAM. Isto teve um enorme impacto nas estruturas de servidores, uma vez que aparentemente, servidores “inocentes” passaram a estar também incluídos nas listas negras. É muito frequente estes tipos de ataques e é igualmente frequente que servidores de email acabem por surgir em listas negras ao fim de algumas horas de envios em massa.

A PLAKO até ao momento tem conseguido implementar técnicas que têm evitado que ataques por tomada de palavra-chave sejam realizados numa escala em que os nossos IP sejam marcados em lista negra.

Sempre que uma determinada mensagem de correio eletrônica não for entregue nos nossos servidores, o emissor receberá uma mensagem de erro de retorno com um texto semelhante a:

host relay.XXXX (Domínio do parceiro) [XXX.XXX.XXX.XXX] said: 554 5.7.1
Service unavailable; Client host [<IP-SERVIDOR EMISSOR>]
blocked using <NOME DA LISTA
>
; Blocked - see <URL CONSULTA>

<IP-SERVIDOR EMISSOR>  É o endereço IP do servidor emissor – o que está bloqueado.

O <NOME DA LISTA>  indica qual a lista que tem esse mesmo IP em lista negra (exemplos: SORBS, SPAMCOP, etc...).

Normalmente é apresentada uma <URL CONSULTA>  para que o utilizador possa clicar para apresentar as razões que levaram a que esse mesmo IP esteja marcado.

Toda esta informação deverá ser analisada pelo administrador de sistemas do serviço de alojamento emissor, para que tome as necessárias medidas com vista a detetar, estancar e resolver a causa do SPAM. Do lado da PLAKO, raramente é realizado mais qualquer tipo de intervenção. A não ser  pontualmente, verificar se a reputação passada do IP não tem tido muita marcação negativa e adicionar esse mesmo IP numa chamada "lista branca" que permite que esse mesmo IP passe por cima dos testes realizados às listas negras.

A PLAKO não tem qualquer responsabilidade sobre a marcação do IP do emissor em lista negra, nem sobre o facto da mensagem não ser entregue, a não ser aquela que diz respeito ao uso de listas negras para garantir que todos os nossos parceiros não são bombardeados com milhares de mensagens de SPAM diariamente.

O facto do emissor não conseguir entregar mensagens de email aos servidores da PLAKO não será algo exclusivo dos nossos servidores mas  seguramente de um grande número de possíveis destinatários, uma vez que estas listas e técnicas são utilizadas por milhares de outros servidores. Pelo que, a ideia de que somente os nossos servidores estão a bloquear as mensagens nunca pode ser considerada uma afirmação correta. O alerta é importante que ocorra e o emissor deverá passar a mensagem ao administrador de sistemas para que este tome as devidas ações para “limpar” o IP das referidas listas.

Uma forma muito simples de verificar se determinado IP está, ou não, marcado em alguma lista negra, consiste em utilizar uma ferramenta online como a disponibilizada pela Mxtoolbox:

https://mxtoolbox.com/blacklists.aspx

Nesta o utilizador pode introduzir o IP do seu servidor de email. O resultado que irá obter é um teste a dezenas de diferentes listas negras e os resultados irão apresentar quais destas listas é que o IP está marcado.

Voltando ao exemplo típico de mensagem de erro de resposta descrita acima, se copiar o <IP-Servidor Emissor> e submeter o formulário, muito provavelmente o servidor em questão irá surgir em pelo menos uma das listas.

Combater e implementar técnicas que travem a ameaça crescente das mensagens de SPAM é algo que a PLAKO dedica tempo regularmente. Retirar ou abolir completamente as listas negras nas fases de teste na entrega de mensagens iria ter como consequência a recepção em larga escala de mensagens não solicitadas, causando entropia e, acima de tudo, inviabilizar o uso do serviço de email por parte dos nossos clientes.


Acesso através da ferramenta CPANEL
A infraestrutura de servidores da Plako é distribuída, isto quer dizer que os serviços de email estão num dado servidor, servidor DNS noutro, FTP separado dos Websites, etc... Para melhor perceber, cada serviço de alojamento implica a configuração de 11 diferentes servidores (pelo menos).
A ferramenta de administração CPANEL, para este tipo de infraestrutura não tem uma solução à altura. Por esse motivo desenvolvemos ferramentas alternativas que permitem aos parceiros realizar operações nas mesmas condições ou de forma mais facilitada.
Esta ferramenta não dispõe exatamente das mesmas funções, realizadas da mesma forma, no entanto, recolhemos e analisamos todas as sugestões feitas pelos parceiros, com vista à implementação das mesmas, desde que não apresente riscos de segurança para os servidores e serviços já existentes.
Web Developer (extensão do Firefox)
  A extensão do firefox Web Developer adiciona várias novas ferramentas ao menu e a barra de ferraments do browser). As principais caracaterísticas são:

  • Possibilidade de bloquear cookies
  • Possibilidade de desativar imagens externas
  • Ver o CSS utilizado no HTML
  • Desactivar todo o css presente na página
  • Ver o Javacript utilizado
  • Possibilidade de validar o html e css
Thunderbird
  O mozilla thunderbird é um programa de email gratuito da mozilla, fácil de configurar e utilizar. Com possibilidade de agenda, e lista de contactos.
Firefox
O Firefox é neste momento um dos navegadores web mais seguro. Inclui medidas extremas de anti-phishing e anti-malware. Pode utilizá-lo simultaneamente com o Internet Explorer ou qualquer outro navegador.
FTP FileZilla (gratuito)
FileZilla é um cliente FTP (File Transfer Protocol) que permite transferir arquivos entre um computador local e um servidor na Internet.
Google Chrome
Navegador de Internet rápido e gratuito
AnyDesk
O AnyDesk é um programa gratuito de acesso remoto, que permite conectar com um computador remotamente, quer seja da outra ponta do escritório ou do outro lado do mundo
web@plako / cms@plako
Outlook
Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.
Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.
Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.

Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.

Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook Outlook.
Thunderbird
Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird Thunderbird
Servidor de envio de newsletters
Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters Servidor de envio de newsletters
Requisitos Técnicos para instalação de projetos cms@plako em outros servidores
Para a correta instalação de projetos desenvolvidos com a tecnologia cms@plako, deverá verificar inicialmente se o servidor onde pretende alojar, cumpre com os seguintes requisitos:

  • PHP 5.3.x (ou superior)
  • Mysql 5.x (ou superior);
  • Apache web server ou Microsoft IIS;
  • ionCube decoder  Loader (https://www.ioncube.com/loaders.php)
  • Sistema operativo Linux ou Microsoft Windows.
Algumas notas a reter durante o processo de instalação do projeto:
  • A transferência dos ficheiros para o destino, através de FTP deverá ser feito em modo binário;
  • Base de dados com o encoding UTF-8;
  • O servidor MySQL deverá conter, na sua configuração, do seguinte parâmetro:
[mysqld]
max_allowed_packet = 16M

Sempre que obter um erro (no mysql) do tipo: #1153 - Got a packet bigger than 'max_allowed_packet' bytes



Requisitos do PHP
Para o correto funcionamento dos projetos cms@plako, o PHP deverá dispor das seguintes bibliotecas:
  • GD2 - libgd (--with-gd)
  • libjpeg (--with-jpeg)
  • libpng (--with-png)
  • libzlib
  • libfreetype
  • Sockets (--enable-sockets)
  • libxml
  • FTP (--enable-ftp)
  • iconv
  • mbstring
  • mbregex
  • mysqli (--with-mysqli)    
  • libcurl
  • libzip
  • libtidy
  • gettext

Variáveis de configuração PHP
Variáveis do PHP que deverão estar presentes no ficheiro php.ini ou no ficheiro .htaccess (ou equivalente):
  • php_value magic_quotes_gpc off
  • php_value register_globals off
  • php_value post_max_size = 26M (Mínimo)
  • php_value upload_max_filesize = 24M (Mínimo)
  • php_value display_errors = 0 - Para evitar o surgimento de warnings no corpo das páginas.


Long URL's
Para o correto funcionamento das long URL's, a configuração do VirtualHost do website deverá conter regras de reescrita de URL's, de acordo com o servidor web a utilizar.

Apache
RewriteEngine On
RewriteRule ^/_(.*) /index.php?urlr=$1

NGinx
if (!-f $request_filename) {
        rewrite  ^/_(.*)$  /index.php?urlr=$1  last;
        break;
}


Requisitos Técnicos para instalação de projetos web@plako em outros servidores
Para a correta instalação de projetos desenvolvidos com a tecnologia cms@plako, deverá verificar inicialmente se o servidor onde pretende alojar, cumpre com os seguintes requisitos:

  • PHP 5.2.x (até 5.3.x exclusivo) e Zend Optimizer (versão 3.3 ou superior) - (https://www.zend.com/store/products/zend-optimizer.php). Em alternativa, PHP 5.3.x (até 5.4.x exclusivo) e o ionCube - https://www.ioncube.com/loaders.php;
  • Mysql 5.1 (ou superior);
  • Apache web server ou Microsoft IIS;
  • Sistema operativo Linux ou Microsoft Windows.
  • Permissão de escrita do utilizador que corre o servidor web para a directoria upl.
Algumas notas a reter durante o processo de instalação do projeto:
  • A transferência dos ficheiros para o destino, através de FTP deverá ser feito em modo binário.
  • O servidor MySQL deverá conter, na sua configuração, do seguinte parâmetro:
[mysqld]
max_allowed_packet = 16M

Sempre que obter um erro (no mysql) do tipo: #1153 - Got a packet bigger than 'max_allowed_packet' bytes

  • Se obter o aviso: "Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: unable to connect to 127.0.0.1:25 (Connection refused)" significa que a configuração por defeito para o processo de envio de emails não permite a ligação ao IP local 127.0.0.1. Para solucionar este item, poderá, no ficheiro de configuração (etc/config.php) utilizar um dos seguintes meios:
    • Adicionar a linha: $MAIL_FUNC = 1; para indicar que pretende realizar o envio de mensagens de correio electrónico através da função PHP mail.
    • Definir as variáveis $SMTP_SERVER, $SMTP_LOGIN, $SMTP_PWD com os valores para o servidor, login e palavra-chave da autenticação SMTP.


Requisitos do PHP
Para o correto funcionamento dos projetos cms@plako, o PHP deverá dispor das seguintes bibliotecas:
  • GD2
  • libjpeg
  • libpng
  • libfreetype
  • libzlib
  • calendar (--enable-calendar)
  • suporte MySQL
  • suporte para iconv ("character set conversion facility").

Variáveis de configuração PHP
Variáveis do PHP que deverão estar presentes no ficheiro php.ini ou no ficheiro .htaccess (ou equivalente):
  • php_value magic_quotes_gpc off
  • php_value register_globals off
  • php_value post_max_size = 22M (Mínimo)
  • php_value upload_max_filesize = 24M (Mínimo)
  • php_value display_errors = 0 - Para evitar o surgimento de warnings no corpo das páginas.


Long URL's
Se o projecto tiver suporte para long url's, a configuração do VirtualHost do website deverá conter:
RewriteEngine On
RewriteRule ^/_(.*) /index.php?urlr=$1

(Exemplo para aplicação no servidor web Apache)

No ficheiro "etc/config.php", relativo à directoria base do projecto, deverá conter a seguinte linha (se ainda não estiver presente):
    $_LONGURL = 1;
Recomendações de segurança no uso do serviço de email
Conforme foi-se apertando a malha e os mecanismos de deteção de SPAM, os emissores destas mensagens viram-se obrigados a encontrar outras formas de continuar com os envios maciços e, neste momento, é prática comum (e ilegal) a utilização de contas e servidores de terceiros, para realizar esses envios.

Duas técnicas utilizadas pelos SPAMMERS para a obtenção de contas de acesso a servidores de email, sobejamente documentadas na internet, são:
  • Tentativa e erro -  É fácil a qualquer técnico, saber exatamente qual o servidor de email para o qual determinado domínio está a utilizar para que as respetivas contas de email estejam a utilizar para realizar o envio de mensagens. Também é relativamente fácil conhecer as suas contas de correio eletrónico - não por acesso ao servidor (porque estes não divulgam essa informação), mas porque os endereços de correio eletrónico de algumas pessoas já estão em inúmeras listas espalhadas pelo mundo. Isto acontece por variadas razões, mas a mais simples é o registo em websites pouco credíveis. Desta forma, programas automáticos vão tentando um conjunto de palavras-chave comuns para verificar se o servidor aceita.

  • SpyWare, Virus, Worms ou outra qualquer forma de Malware instalado no computador do cliente (esta tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos);


Desta forma, é fundamental que os clientes criem palavras-chave com um elevado nível de complexidade. A boa prática determina que uma palavra-chave com:
  • Um, ou mais, números  [0-9]
  • Uma, ou mais, letras [a-z] com recurso a minúsculas/maiúsculas;
  • Símbolos: #, %, $, _, ., ;, etc...    
  • Com um tamanho mínimo de 7 dígitos;

São bons exemplos de palavras-chave com elevado número de segurança;

Para compreenderem com mais facilidade a quantidade de recursos que são dispendidos atualmente para tentar minimizar o impato do SPAM na internet, tomemos por exemplo os logs dos servidores de entrada de email da Plako entre as 18h-19h do dia 27 de Julho de 2012. Resultados:
  • Foram iniciadas novas 69.469 ligações para entregar mensagens;
  • Destas, 66.997 mensagens são automaticamente rejeitadas porque o IP de origem é um IP dinâmico, ou porque está numa lista negra;
  • Das 2.472 mensagens que entraram no servidor, 1.103 são marcadas como SPAM e somente as restantes 1.369 mensagens é que são realmente válidas;

Isto quer dizer que apenas 2% das novas mensagens que chegam à rede Plako são efetivamente mensagens de email.

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